De representante de vendas ao comando de uma farmacêutica: trajetória do CEO da Lundbeck Brasil inspira no Dia do Propagandista de Laboratório

Josiel Florenzano se orgulha de ter iniciado na profissão que forma líderes e conecta ciência e pessoas

LARISSA HADDOCK LOBO
14/07/2025 10h08 - Atualizado há 1 dia

De representante de vendas ao comando de uma farmacêutica: trajetória do CEO da Lundbeck Brasil inspira no
Divulgação
Celebrado em 14 de julho, o Dia do Propagandista de Laboratório homenageia os profissionais que fazem a ponte entre a ciência e o cuidado com os pacientes. São eles que levam conhecimento sobre medicamentos e inovações da indústria farmacêutica até médicos e profissionais de saúde em todo o país. Mais do que vender produtos, esses representantes são agentes de informação e relacionamento – e, muitas vezes, protagonistas de histórias de superação e crescimento. Um exemplo emblemático é Josiel Florenzano, atual CEO da Lundbeck Brasil, que começou sua carreira exatamente nessa função.

Josiel relembra com clareza o ponto de virada. Ainda jovem, trabalhava com vendas em uma loja de revelação de fotos quando foi surpreendido por um cliente do setor farmacêutico. “Não era meu horário, estava cobrindo uma colega e fiz o atendimento da melhor forma possível. Ele gostou tanto que me convidou para uma entrevista na empresa dele no dia seguinte”, conta. O cliente era um funcionário do Laboratório Aché e o encontro não foi por acaso – fazia parte de uma estratégia de recrutamento da empresa, que observava a postura de atendimento de jovens em pontos de venda.


“Foi um momento marcante. Eu sempre digo: nunca despreze um contato. Tudo nesse mundo envolve pessoas. Tento ensinar isso para meus filhos também – a importância de tratar bem os outros”, compartilha Josiel. Aos 23 anos, ingressou no Aché, onde ficou nove meses. Era o início de uma jornada que incluiria passagens por multinacionais como Takeda e Novartis. Ao longo do caminho, disciplina, confiança e atitude foram suas ferramentas de destaque, mesmo em tempos em que a performance ainda não era medida com a sofisticação dos dados e métricas de hoje.

A grande virada veio com o convite para integrar o time da Lundbeck, farmacêutica especializada em doenças do cérebro. “Era um risco. A empresa estava começando do zero no Brasil, eu teria que me mudar para o Rio de Janeiro. Mas senti que era hora de aceitar um novo desafio”, revela. Em 2002, ajudou a fundar a operação brasileira da companhia. Em dois anos, a Lundbeck já era líder em seu segmento. "Montamos uma equipe muito forte, com pessoas que estão comigo até hoje. Criamos um lugar de trabalho prazeroso e de alta performance", orgulha-se.

Josiel foi promovido a diretor comercial, depois a diretor de marketing e vendas, e mesmo após um período em outra empresa, retornou à Lundbeck como CEO no Brasil e Cone Sul. “Foi uma decisão acertada. Consegui unir crescimento profissional com propósito. Hoje, tenho ainda mais clareza do valor dos representantes de vendas na indústria – porque eu estive lá. Sei o quanto esse papel é essencial.”
No Dia do Propagandista de Laboratório, histórias como a de Josiel Florenzano reforçam a importância de valorizar esse profissional. Afinal, mais do que abrir portas, são eles que constroem as pontes para o futuro da saúde.



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Larissa Haddock Lobo Luz
[email protected]


Notícias Relacionadas »