Sabin Diagnóstico e Saúde amplia atendimento especializado no público TEA

Marca do grupo Sabin reforça compromisso com a inclusão de pessoas com autismo e implementa sala adaptada ao público

DéBORAH LIMA
14/07/2025 09h36 - Atualizado há 2 dias

Sabin Diagnóstico e Saúde amplia atendimento especializado no público TEA
Divulgação

O TEA afeta mais de 70 milhões de pessoas no mundo e mais de 2 milhões no Brasil. Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento, que pode desenvolver desafios na comunicação, linguagem e comportamento. Entender essas especificidades é o primeiro passo para garantir uma sociedade mais acessível e respeitosa. E o Grupo Sabin se une à causa com ações concretas que vão além da conscientização, promovendo acolhimento real e transformações significativas na experiência dos seus pacientes.    

No Sabin, o cuidado começa com a informação. “Defendemos que o diagnóstico precoce, realizado por meio de avaliação clínica multidisciplinar e, quando necessário, com apoio de testes genéticos, é fundamental para garantir o suporte adequado às pessoas com TEA e suas famílias. E mais do que isso: acreditamos na importância de proporcionar um atendimento acolhedor e humanizado em todas as etapas dessa jornada”, afirma Maria Alice Escalante, Gerente de Qualidade e Sustentabilidade do Grupo Sabin, que coordena os trabalhos do NÚCLEO DE EXPERIÊNCIA DO CLIENTE – NEC.   

Com o aumento da demanda nos últimos anos e o compromisso com a inclusão, o Grupo, deu o primeiro passo ao incluir no seu Conselho de Clientes a mãe de um paciente com TEA. Desta forma, passou a buscar entendimento sobre as reais necessidades desses clientes. As informações e demandas captadas nesse processo passaram a ser analisadas pelo NEC, que identificou a necessidade de criar um projeto voltado especialmente para esse público.    

O NEC desempenha um papel estratégico na gestão da satisfação dos clientes ao analisar indicadores e implementar melhorias nos processos de atendimento. Com uma equipe multidisciplinar, atua em diversas frentes, como pesquisas de opinião, gestão de reclamações e cumprimento de novas legislações.   

“Ao longo de 2024 aplicamos diversas melhorias porque levamos em consideração todas as opiniões e reclamações dos nossos clientes. O foco é estar em constante evolução para proporcionar uma experiência excepcional a quem utiliza os serviços do grupo. As iniciativas voltadas ao público TEA foram minuciosamente elaboradas pela equipe e estão sendo implementadas com cautela, para que estejam 100% de acordo com o que esse público demanda”, explica.  

A equipe do NEC também identificou que entre os colaboradores do Sabin Diagnóstico e Saúde havia muito interesse em desenvolver habilidades com pessoas diagnosticadas com TEA. E com o apoio do Instituto Steinkopf, referência nacional no atendimento e pesquisa sobre autismo, criou uma trilha de desenvolvimento por meio da plataforma de educação do grupo, Unisabin, para treinar e capacitar os colaboradores. “O curso combina teoria e prática para preparar a equipe para diferentes situações e foi elaborado por especialistas reconhecidos. Desde que foi implementado, em dezembro de 2024, mais de 2.600 colaboradores já o concluíram”, afirma Maria.   
  

Sala adaptada  

Outra iniciativa do NEC foi a implementação de uma sala adaptada ao público para um atendimento personalizado. Inicialmente, está em funcionamento em Brasília, mas o projeto deve ser ampliado para chegar a outras regionais do Sabin Diagnóstico e Saúde. O espaço conta com iluminação ajustável, painel tátil, brinquedos lúdicos, puf, mantas. Além de um importante componente: o livro que exemplifica o atendimento.    

“Há pessoas com TEA que preferem saber como tudo vai acontecer, para se sentirem confortáveis. Dessa forma, criamos um livro, com apoio de um paciente autista, que desenhou todo o processo do atendimento, desde a chegada até o desjejum. De forma que haja previsibilidade e os próximos clientes possam visualizar todo o processo previamente e se sentirem mais acolhidos”, conta Escalante.       

Além da sala, o maior diferencial é o atendimento personalizado, que acontece desde a chegada do paciente na unidade, ou desde o primeiro contato. Ao identificar-se como TEA, o atendimento é direcionado a um guichê específico e, posteriormente, à sala adaptada para a coleta.      

“O TEA tem diferentes espectros e a simples padronização não é suficiente para atender as necessidades desse público. É necessária a compreensão dos aspectos comportamentais para a entrega de uma jornada e experiência mais personalizada e flexíveis para atendimento a esses clientes e suas famílias. Por isso, nosso time foi capacitado para apurar as preferências no primeiro atendimento. Essa prática, inclusive, faz parte do DNA da empresa e se estende para todo o público. É o diferencial do Sabin Diagnóstico e Saúde atender pacientes já de acordo com suas preferências”, pontua a executiva.     

Em outras regionais do Sabin Diagnóstico e Saúde, como em Blumenau (SC), as salas infantis contam com espaços dedicados ao público TEA, que inclui painéis e brinquedos lúdicos e sensoriais, para um atendimento mais acolhedor.  

   

Atendimento em casa  

O grupo também remodelou o treinamento das equipes de coleta domiciliar para pacientes com TEA nas cidades atendidas pelo Sabin Diagnóstico e Saúde. A possibilidade de realizar os exames em casa, em um ambiente familiar, representa uma alternativa mais segura e confortável para muitas famílias.  

“Esse tipo de cuidado mostra o nosso compromisso com a humanização do atendimento e o cuidado integral dos pacientes. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência mais leve e agradável para a população como um todo”, afirma Maria Alice.  

  

Mapa do Autismo  

O Instituto Sabin, investimento de social privado do Grupo Sabin, é patrocinador do Mapa Autismo Brasil (MAB), que realiza um levantamento não governamental e visa fornecer um panorama abrangente sobre os indivíduos de todas as idades que receberam diagnóstico médico de autismo.     

O projeto tem o objetivo de suprir a falta de dados demográficos atualizados e precisos sobre autistas no país, além de coletar informações detalhadas sobre aspectos da vida da pessoa com autismo. O levantamento busca fornecer um panorama abrangente dos indivíduos diagnosticados e influenciar a criação de políticas públicas e estudos relacionados ao autismo.  

  

Grupo Sabin | Com 41 anos de atuação, o Grupo Sabin é referência em saúde, destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades, o Grupo Sabin nasceu em Brasília (DF), fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com 7.000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.  O grupo também está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.      

O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde - Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.      

     

Para conhecer mais sobre o Grupo Sabin, acesse o site da companhia. No LinkedIn da empresa também é possível conferir todas as novidades.       

    

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DÉBORAH DA SILVA LIMA
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