A Estapar, maior rede de estacionamentos do Brasil, anuncia o lançamento de sua primeira guarita construída integralmente com blocos modulares 100% reciclados. Desenvolvida em parceria com a Fuplastic, esta iniciativa marca a entrada da Estapar em projetos de infraestrutura com foco em sustentabilidade urbana e economia circular. Este projeto, que se inicia como piloto, tem como meta o crescimento significativo na rede da Estapar nos próximos anos, reforçando o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental e inovação.
Cada guarita utiliza 690 blocos, fabricados a partir de 345 quilos de resíduos plásticos. Isso representa a retirada de cerca de 13.800 garrafas PET ou 69 mil sacolas plásticas da natureza e evita a emissão de 690 quilos de CO₂ na atmosfera, um passo concreto na redução de carbono em espaços urbanos.
Além de benefícios ambientais, a guarita é resistente, leve, de rápida instalação e baixa manutenção. Com design modular e funcional, a estrutura foi desenvolvida para atender aos critérios de segurança e isolamento térmico/acústico, mantendo conforto e eficiência em um espaço compacto.
“Com essa iniciativa, a Estapar inaugura um novo capítulo no setor de mobilidade. Para nós, sustentabilidade e inovação são pilares em cada ponto de contato da nossa operação. Esse é um primeiro de muitos passos em direção a uma infraestrutura urbana mais consciente, evidenciando que a adoção de simples soluções, por meio de parcerias estratégicas, e investimentos em tecnologia, impulsionamos um futuro mais sustentável”, afirma Murillo Cerqueira, vice-presidente comercial e de operações da Estapar.
A parceria representa também a primeira atuação da Fuplastic no setor de estacionamentos e reforça o potencial de escalabilidade do modelo construtivo modular. O projeto já está apto para ser implementado em larga escala, com facilidade de transporte, montagem e adaptação para diferentes usos.
“Transformar resíduos em estruturas urbanas essenciais muda a forma como enxergamos a cidade. A guarita mostra que o lixo reciclado pode ganhar um novo propósito, com impacto direto na vida das pessoas e no meio ambiente”, explica Bruno Frederico, CEO da Fuplastic.
Sobre a Estapar – A Estapar é detentora da maior rede de estacionamentos do Brasil, presente em 102 cidades, de 19 estados, além de responsável pela operacionalização do sistema rotativo de vagas (Zona Azul) de São Paulo e de outros 18 municípios. A empresa possui ainda o aplicativo Zul+, plataforma digital que reúne mais de 20 tipos de funcionalidades e atualmente soma mais de 7 milhões de usuários no território nacional. Ao todo, a companhia administra mais de 510 mil vagas em sistemas on-street e off-street. Presente no mercado nacional há mais de 43 anos, a companhia tem suas ações negociadas na B3 com o código ALPK3 e tem investido em parcerias que agregam sobretudo a tecnologia e experiência do cliente em favor de seus usuários.
Sobre a Fuplastic - Indústria brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção, a Fuplastic é 100% sustentável e recicla e ressignifica plástico em produtos de qualidade e relevância. Fundada em 2016, a companhia oferece uma nova forma de construir com versatilidade, modernidade, consciência ambiental e estimula grandes empresas a repensarem sobre o impacto de materiais sustentáveis. Inovação e adequação dos projetos, de acordo com as expectativas e necessidades dos clientes, foram levadas para todo Brasil e já chegaram a 16 países da América do Sul, América Central e Europa. www.fuplastic.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ELIANE VITIELLO DANTAS
[email protected]