A conta de luz dos paulistanos ficará mais cara a partir deste mês. Após a aprovação da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a Enel, distribuidora que atende a capital e outras 23 cidades, aplicará um novo reajuste tarifário que pressionará ainda mais o orçamento doméstico. Em um cenário de inflação persistente, cada centavo economizado faz a diferença. Mas onde estão os verdadeiros "vilões" do consumo?
De eletrodomésticos antigos a hábitos cotidianos, especialistas e pesquisas revelam que é possível reduzir a fatura em até 30% por meio de medidas que vão da simples troca de uma lâmpada à mudança de comportamento no banho.
O impacto do reajuste incide diretamente sobre uma das maiores despesas das famílias. Segundo a mais recente Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE, os gastos com habitação, que incluem a conta de energia, já representam a fatia mais significativa da renda do brasileiro. Com a nova tarifa, a necessidade de um consumo mais consciente deixa de ser uma opção e se torna uma urgência financeira.
A boa notícia é que grande parte do desperdício pode ser eliminada. A chave é identificar os focos de consumo e agir estrategicamente.
Antes de sair apagando luzes, é preciso saber onde a energia é mais consumida. O PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) mapeia os principais vilões de uma residência típica. No topo do ranking estão:
"O consumidor muitas vezes não percebe, mas o trio formado por geladeira antiga, ar-condicionado e chuveiro elétrico pode representar mais da metade da conta", explica Lucas Vieira, gerente da Andra Materiais Elétricos. "A questão da geladeira é crítica: as pessoas se apegam ao aparelho que 'nunca quebra', mas não calculam que a economia na compra de uma nova, com selo Procel A, se paga em menos de dois anos apenas com a redução na conta de luz."
Além dos grandes vilões, existe um exército de "ladrões de energia" que agem silenciosamente. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux) confirmam que substituir lâmpadas antigas por tecnologia LED pode gerar uma economia de até 85% nos gastos com iluminação.
"O LED é a reforma mais barata e de maior impacto que alguém pode fazer em casa hoje. O investimento é baixo e a redução é imediata", afirma o porta-voz.
Muitas das economias mais eficazes não exigem investimento, apenas mudança de comportamento. O chuveiro elétrico, campeão de consumo, é o principal alvo. Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), a redução de apenas 10 minutos no uso diário do chuveiro por uma família de quatro pessoas pode gerar uma economia de mais de R$ 500 por ano, dependendo da tarifa local. Mudar a chave para o modo "verão" nos dias menos frios também reduz drasticamente o consumo.
Outras dicas incluem:
Para quem busca uma solução definitiva e de longo prazo, a geração de energia solar deixou de ser um sonho distante. Dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) mostram que o Brasil já ultrapassou a marca de 40 Gigawatts de potência instalada da fonte solar, com a geração residencial sendo um dos grandes motores desse avanço. O custo para instalar os painéis fotovoltaicos caiu mais de 50% nos últimos cinco anos, tornando a tecnologia viável para um número crescente de famílias.
"A tecnologia fotovoltaica deixou de ser um artigo de luxo e se tornou uma decisão de inteligência financeira", conclui o porta-voz da Andra. "Com a queda nos preços dos equipamentos e as novas linhas de financiamento, o tempo de retorno do investimento (payback) caiu para cerca de 4 a 5 anos em São Paulo. Em um cenário de reajustes constantes nas tarifas, gerar a própria energia protege o consumidor e ainda valoriza o imóvel."
Sobre a ANDRA
Há 50 anos no mercado, a ANDRA Group (www.andra.com.br) é referência no mercado de comercialização e distribuição de materiais elétricos no Brasil. A marca está presente nas regiões Sul e Sudeste e Centro-Oeste com unidades distribuídas nas cidades de São Paulo, Santos, São José dos Campos, Sorocaba, Osasco, Campinas, Cajamar, Guarulhos, Curitiba, Maringá, Cascavel, Belo Horizonte, Goiânia e Joinville, possui 1700 colaboradores e mais de 45 mil itens dos principais fornecedores a pronta entrega, oferecendo soluções no mercado industrial, comercial e residencial. Todas as suas unidades contam com atendimento especializado e consultoria técnica, dando suporte aos clientes. Além de um setor para projetos de Eficiência Energética, Gestão de Contratos, Automação, Projetos de CFTV e uma filial dedicada para montagem de painéis elétricos, localizada no Paraná.
A ANDRA Group inclui a ANDRA Materiais Elétricos, AYLA Iluminação, ANDRA Engenharia e FECVA Materiais Elétricos Industriais.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAILA ABOU MAHMOUD
[email protected]