Museu da Energia de Itu está em processo de restauro e inicia ciclo de oficinas gratuitas sobre patrimônio cultural

Série de cinco encontros começa em 12 de julho e convida público a conhecer técnicas e histórias da preservação do prédio histórico

BETINI COMUNICAçãO
04/07/2025 12h45 - Atualizado há 6 horas

Museu da Energia de Itu está em processo de restauro e inicia ciclo de oficinas gratuitas sobre patrimônio
divulgação

O sobrado histórico que abriga o Museu da Energia de Itu, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), passa por um processo de restauro e conservação, com intervenções na fachada e em áreas internas, que deve durar 18 meses. Paralelamente, enquanto não abre para visitação diária, o polo lança uma série de cinco oficinas gratuitas sobre Zeladoria do Patrimônio Cultural, voltadas ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. A primeira atividade acontece no dia 12 de julho, às 9h30, na própria unidade, com o tema “A História e o Restauro do Sobrado do Museu da Energia e a sua Azulejaria”.

O projeto de restauro é viabilizado através do Edital ProAC 12/2024, com patrocínio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab). As obras estão sendo conduzidas pelo Estúdio Sarasá, com apoio do Instituto Sarasá, responsável também pela realização das oficinas.

Ministradas por Antônio Sarasá e com duração de três horas cada uma, as atividades integram o programa de educação patrimonial da unidade e exploram os materiais, técnicas e práticas utilizadas nas obras de recuperação. Além disso, tem o objetivo de promover o compartilhamento de saberes com a população, profissionais da área e demais interessados. A proposta é aproximar o público do processo de restauro e valorizar o patrimônio cultural, convidando os participantes a se envolverem de forma ativa com o museu e sua história.

Nesta primeira oficina, os participantes poderão conhecer a trajetória do sobrado que abriga o Museu da Energia de Itu, destacando sua importância arquitetônica e cultural. A atividade abordará, ainda, as características da azulejaria original do edifício, sua origem, técnicas de produção e valor patrimonial, além dos princípios, etapas e desafios envolvidos na restauração em andamento.

Programação de Oficinas

Ainda neste ano, acontece em outubro a oficina “Formas tradicionais de construção no Museu de Energia de Itu: A Taipa”. O encontro abordará os saberes tradicionais ligados à técnica da taipa, com destaque para sua aplicação no edifício histórico do museu, que possui fachada em estilo frontal pombalino.

O ciclo segue em 2026 com três oficinas, começando em março, com o tema “O universo das Madeiras”; em julho, “Revisitando o Restauro do Museu de Energia de Itu - Evolução dos trabalhos”; e, em outubro, “A Zeladoria do Patrimônio Cultural no Museu de Energia de Itu”.

Serviço

 

Museu da Energia de Itu

Endereço: Rua Paula Souza, 669, Centro de Itu

[email protected]

Programação de Oficina:

2025 - Oficina “A História e o Restauro do Sobrado do Museu da Energia e a sua Azulejaria”

Data: sábado, 12 de julho de 2025

Horário: 9h30

 

2025 - Oficina “Formas tradicionais de construção no Museu de Energia de Itu: A Taipa”

Data: Outubro - em breve divulgaremos a data

 

 

Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Instituída em 1998 para preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio histórico dos setores que lhe deram origem, a Fundação Energia e Saneamento (FES) iniciou o reposicionamento de suas ações a partir de 2024, visando contribuir, como  Organização Social de Cultura (OS) e Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), cada vez mais estrategicamente para a construção de sociedades sustentáveis, a partir da  preservação, pesquisa e difusão do patrimônio histórico-cultural dos setores de energia e saneamento; de programas culturais, educativos e socioambientais e da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras. A FES possui unidades em sete municípios paulistas: a rede de Museus da Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis, as Usinas-Parques (pequenas centrais de geração de energia) em Brotas, Rio Claro e Santa Rita do Passa Quatro e o Edifício do Acervo Histórico em Jundiaí, que abriga um acervo composto de mais de 260 mil fotografias, 10 mil plantas e desenhos técnicos, uma reserva técnica com mais de quatro mil objetos museológicos e 1.600 metros lineares de documentos arquivísticos, além de uma biblioteca especializada em energia com mais de 50 mil volumes.     

 

Sobre o Estúdio e o Instituto Sarasá

Fundado em 2001, o Estúdio Sarasa Conservação e Restauração dá continuidade à trajetória iniciada em 1956 pelo Atelier Artístico Gerardo Sarasá, a primeira empresa da família dedicada às artes e à restauração no Brasil, com raízes sólidas nos ofícios tradicionais da azulejaria e vitrais. O Estúdio Sarasá se especializou na preservação do patrimônio histórico e cultural, atuando com excelência técnica, pesquisa contínua e profundo respeito aos bens culturais. Nosso trabalho é guiado por valores como o desenvolvimento humano, a escuta sensível, o entendimento do patrimônio em sua complexidade e a atuação colaborativa de equipes interdisciplinares, com a missão de perpetuar legados e promover a difusão do conhecimento.

Como desdobramento desse compromisso, nasce o Instituto Sarasá, com o propósito de aprofundar as relações entre as pessoas e o patrimônio cultural. Com uma abordagem essencialmente social e política, o Instituto reconhece que a essência dos bens culturais está nas experiências e significados construídos coletivamente. Por meio de oficinas, canteiros abertos e vivências, promove a participação ativa da população e fortalece os vínculos comunitários, valorizando o patrimônio como expressão viva das culturas e histórias que nos formam. A metodologia Sarasá coloca o ser humano no centro das ações, estimulando o pertencimento e a construção de identidades culturais compartilhadas.

 

Site: https://www.energiaesaneamento.org.br/

Instagram: @museudaenergia 

Facebook: Museu da Energia

YouTube: Museu da Energia


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BARTIRA BETINI NUNES
[email protected]


FONTE: @betinicomunica
Notícias Relacionadas »