Por dentro do exame que revela a causa das suas alergias

Do ácaro ao leite, da poeira ao camarão: um teste de sangue é capaz de identificar as causas das alergias que afetam milhões — em foco neste Dia Mundial da Alergia (8/7)

VERENA CARNEIRO
03/07/2025 15h26 - Atualizado há 13 horas

Foto divulgação

Celebrado em 8 de julho, o Dia Mundial da Alergia chama atenção para um problema de saúde que afeta milhões de pessoas no mundo todo. Espirros, olhos coçando, urticárias ou inchaços são apenas alguns dos sintomas mais comuns — que muitas vezes interferem no sono, no desempenho escolar e na qualidade de vida de quem convive com alguma condição alérgica.
As alergias não se limitam ao ar que respiramos. Além das respiratórias, como a rinite alérgica — que atinge até 40% da população brasileira, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI)¹ —, há também as alergias a medicamentos e as alimentares, causadas por substâncias como leite, ovo, castanhas ou frutos do mar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 250 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de alergia alimentar².
A boa notícia é que a medicina já tem uma resposta bastante precisa. Por trás do alívio para milhões de pessoas alérgicas no mundo está um teste de alergia chamado ImmunoCAP™, que, por meio de um simples exame de sangue, identifica a que exatamente o corpo está reagindo.
O mais interessante? O teste consegue identificar exatamente qual o componente ou alérgeno inteiro desencadeia manifestações alérgicas no paciente: por exemplo, por meio do exame de sangue, é possível saber se o paciente é alérgico à clara ou à gema do ovo. Reconhecido como tecnologia padrão-ouro para exames de IgE específica, ImmunoCAP™ é documentado em mais de 6 mil publicações científicas e citado em diretrizes internacionais de saúde, oferecendo resultados quantitativos e altamente confiáveis para o diagnóstico de alergias respiratórias, alimentares ou de medicamentos.
Veja como funciona, passo a passo:
1. Você sente os sintomas. Mas o que está causando?
Nem sempre é fácil fazer essa conexão. Você toma leite e sente coceira na pele. Ou entra num ambiente fechado e começa a espirrar. Mas será intolerância? Mofo? Poeira?
Nesses casos, após uma avaliação clínica, considerando o histórico do paciente, o médico pode solicitar um exame de sangue específico para investigar as possíveis causas.

2. Tudo começa com um exame de sangue
Ao contrário dos testes cutâneos, que exigem o contato direto com extratos de alérgenos na pele, esse exame é feito a partir de uma simples coleta de sangue. O procedimento é rápido e realizado em laboratórios comuns, como qualquer exame de rotina.
3. No laboratório é onde a mágica acontece
No laboratório, o sangue é exposto a diferentes componentes que podem causar alergia — como leite, camarão, pólen, ovo, pelo de gato. Isso permite detectar desde alérgenos respiratórios até alimentares, e diferenciar reações leves de quadros potencialmente graves, como risco de anafilaxia, medindo o nível de sensibilidade de cada paciente.
A análise busca um anticorpo específico: a imunoglobulina E (IgE). Geralmente, quando a IgE aparece em níveis elevados diante de uma substância, é sinal de que o corpo está reagindo. É como se o organismo acionasse um alarme para um “invasor” — mesmo que esse invasor seja só um ácaro ou uma proteína do leite.
4. O laudo revela seu “mapa da alergia”
Os resultados indicam a sensibilização a cada alérgeno testado — ou seja, mostram se seu corpo reage de forma exagerada a eles.
Por exemplo, você pode descobrir que reage fortemente a uma proteína da clara do ovo, que pode ser degradada quando cozida, eliminando suspeitas e diminuindo assim as restrições alimentares desnecessárias. Ou ainda que aquela tosse persistente não era resfriado, mas uma resposta a ácaros escondidos no estofado da sala.
5. Diagnóstico claro, tratamento mais preciso
Com as respostas em mãos, o médico pode ajustar o plano de tratamento, recomendar medidas de prevenção específicas, indicar mudanças na alimentação ou até avaliar a necessidade de imunoterapia. Tudo com mais precisão — e menos tentativas e erros, diminuindo o tempo desde os primeiros sintomas até a conclusão do diagnóstico.
“A confirmação precisa do que causa a alergia faz toda a diferença no tratamento. É isso que o  ImmunoCAP™ oferece: clareza para o médico e mais qualidade de vida para o paciente. Como líder global e pioneira em diagnóstico de alergia e doenças autoimunes, a Thermo Fisher Scientific fornece soluções de testes precisos e clinicamente relevantes para auxiliar na tomada de decisão médica”, afirma Patrícia Munerato, Diretora Sênior do Grupo de Diagnósticos Especializados da Thermo Fisher Scientific na América Latina.
O exame está disponível no Brasil em diversos laboratórios e conta com cobertura pelos principais planos de saúde.
Sobre ImmunoCAP™
O ImmunoCAP™*, da Thermo Fisher Scientific, envolveu extensa pesquisa para inovar no diagnóstico de alergias e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, bem como a produtividade do laboratório. É o teste mais utilizado para determinar a IgE específica de alérgenos, considerado o ‘padrão ouro’ para diagnóstico in vitro de condições alérgicas, segundo o Atlas Global de Alergia, da EAACI³.
O teste está disponível nas principais redes de laboratórios de todo o país e está incluído no ROL da ANS para cobertura por meio dos planos de saúde. 
Referências
 
  1. Rinite e asma estão entre as alergias mais prevalentes na população brasileira – ASBAI - https://asbai.org.br/rinite-e-asma-estao-entre-as-alergias-mais-prevalentes-na-populacao-brasileira/
  2. Ministério da Saúde - Superandos obstáculos da alergia alimentar! - https://bvsms.saude.gov.br/superando-obstaculos-da-alergia-alimentar-23-a-29-6-semana-mundial-da-alergia/#:~:text=De%20acordo%20com%20dados%20da,%25%20a%2010%25%20dessa%20popula%C3%A7%C3%A3o.
  3. Crameri, R., In vitro allergy diagnosis – Allergen -specific IgE. In: Akdis, C     A; Agache, I. EAACI Global Atlas of Allergy. Zurich: European Academy of Allergy and Clinical Immunology, 2014.
Sobre a Thermo Fisher Scientific
A Thermo Fisher Scientific é líder mundial em servir a ciência, com uma receita anual superior a $40 bilhões. Nossa missão é permitir que nossos clientes tornem o mundo mais saudável, limpo e seguro. Sejam nossos clientes acelerando pesquisas em ciências da vida, resolvendo desafios analíticos complexos, aumentando a produtividade em seus laboratórios, melhorando a saúde do paciente através de diagnósticos ou o desenvolvimento e fabricação de terapias que mudam vidas, estamos aqui para apoiá-los. Nossa equipe global oferece uma combinação incomparável de tecnologias inovadoras, conveniência de compra e serviços farmacêuticos por meio de nossas marcas líderes de mercado, incluindo Thermo Scientific, Applied Biosystems, Invitrogen, Fisher Scientific, Unity Lab Services, Patheon e PPD.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): VERENA CARNEIRO CARVALHO DE SOUZA
verena.carneiro@bowler.com.br