A capital paulista se mantém como destaque nacional na criação de empregos com carteira assinada. Segundo informações da Prefeitura de São Paulo, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram registrados 71.512 novos postos de trabalho formais entre janeiro e maio deste ano. Somente no mês de maio, o saldo foi de 8.893 vagas, consolidando São Paulo como o município com melhor desempenho no mercado de trabalho brasileiro.
De acordo com o levantamento, São Paulo ficou à frente de outras grandes capitais como Brasília e Salvador, que criaram 25.762 e 19.883 vagas, respectivamente, no mesmo período. O destaque positivo se reflete também na comparação mensal, com a capital paulista superando em mais de 100% o número de vagas geradas pelo Rio de Janeiro, segunda colocada em maio.
A taxa de desemprego no município caiu para 5,8% no primeiro trimestre de 2025, o menor índice já registrado na série histórica da PNAD desde 2012. No mesmo intervalo, a população ocupada chegou a 7,4 milhões de pessoas. Esse resultado representa uma melhora significativa frente aos anos anteriores e sinaliza uma retomada consistente do mercado de trabalho na cidade.
O setor de serviços continua a ser o principal responsável pela criação de vagas, seguido pela construção civil. Ainda segundo a Prefeitura de São Paulo, ações como a ampliação da oferta de vagas por meio do Cate têm colaborado para o desempenho positivo. Até maio deste ano, mais de 26 mil oportunidades foram disponibilizadas pelo programa.