Lícia Egger: a autora que transforma crônicas em propósito social

SANDRO FRAGA
01/07/2025 18h43 - Atualizado há 1 dia

Lícia Egger: a autora que transforma crônicas em propósito social
Foto: Divulgação

Autora do livro Vividos, que propõe um olhar sensível, bem-humorado e realista sobre o que é, de fato, uma vida longa e bem vivida, Lícia Egger tem levado para além das páginas o conceito de longevidade com significado. Mais do que escrever sobre o tempo, ela vive, na prática, os valores que defende.

Além de escritora, Lícia é gerente de captação de recursos e professora de comportamento em gastronomia na ONG Pão do Povo da Rua, uma instituição que atua há cinco anos no combate à fome e na promoção da dignidade de pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo.

“O livro fala sobre o quanto uma vida longa também precisa ser uma vida socialmente comprometida. Viver muito só faz sentido se estivermos atentos às nossas relações, ao coletivo e à construção de uma sociedade mais justa. E é exatamente isso que levo para meu trabalho na ONG”, explica.

Da literatura à cozinha: pão, propósito e afeto

Em uma iniciativa que une solidariedade e empreendedorismo social, a Pão do Povo da Rua está com um espaço no Shopping Market Place, em São Paulo, oferecendo pães e bolos produzidos dentro do projeto. A ação tem como objetivo gerar recursos para a manutenção dos atendimentos, além de promover visibilidade para a causa.

Atuando há seis meses na captação de recursos e há dois anos como professora de comportamento em gastronomia, Lícia vê na cozinha um espaço não apenas de produção, mas de transformação de vidas — uma extensão dos temas que aborda em suas crônicas sobre longevidade, beleza, amores, saúde e vínculos.

“Quando falo sobre viver bem, também falo sobre viver com propósito. Meu trabalho na ONG não está desconectado da escritora que sou. Está, na verdade, profundamente alinhado com aquilo que acredito: que o tempo que temos precisa ser usado para gerar impacto positivo em quem está à nossa volta”, reflete.

Sobre o livro Vividos

Vividos’ é um convite a repensar o que significa, de fato, viver muito. Fugindo dos clichês e das palavras tradicionalmente associadas ao tema, como “velhice” e “envelhecimento”, Lícia entrega uma coletânea de crônicas e reflexões que transitam entre humor, afeto, crítica e leveza. A obra aborda temas como relações familiares, amor, beleza, saúde, sexo e, sobretudo, o valor de estar presente e ativo no mundo, em qualquer fase da vida.

Sobre a Pão do Povo da Rua

A ONG Pão do Povo da Rua atua no combate à fome e na garantia de direitos da população em situação de rua em São Paulo. Além de oferecer alimentação de qualidade, a instituição trabalha com projetos de desenvolvimento social e geração de renda, promovendo dignidade e autonomia.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SANDRO FRAGA LUIZ
[email protected]


Notícias Relacionadas »