“Paraíso", de Ana Rieper, conquista o primeiro prêmio da mostra competitiva na 20ª Cineop

KARINA MANCINI
01/07/2025 13h52 - Atualizado há 3 dias

“Paraíso", de Ana Rieper, conquista o primeiro prêmio da mostra competitiva na 20ª Cineop
Divulgação
O filme "Paraíso", produção do Rio de Janeiro e dirigido por Ana Rieper, foi o vencedor do prêmio do júri na histórica primeira edição competitiva da Mostra de Cinema de Ouro Preto. Em sua 20a edição, a Mostra instituiu um prêmio a longas-metragens que se utilizam de imagens de arquivo.

Saudado pelo júri, o reconhecimento surge com o objetivo de “trazer maior visibilidade aos avanços da preservação audiovisual no país” a partir da organização do setor e dos debates e reflexões que são promovidos pela Mostra. O texto lido pela jurada Sheila Schvarzman reconheceu os avanços do cinema de arquivo no Brasil, estimulando uma produção que tem crescido significativamente nas últimas duas décadas e consolidando a cultura do uso de material preservado em filmes e se estabelecendo como “uma das mais fortes tendências do cinema brasileiro contemporâneo”.


A decisão do júri para conceder o prêmio a "Paraíso" foi justificada por ser um “ensaio que propõe uma interpretação do Brasil a partir de imagens cinematográficas de diferentes origens” e por dialogar com uma rica tradição de pensamento crítico de intelectuais brasileiros. Além disso, a produção foi elogiada pela “rigorosa pesquisa em arquivos públicos, que permitiu o acesso a uma significativa coleção de imagens”.
O júri também ressaltou a inventividade, humor, indignação e empatia com que as imagens foram organizadas e ressignificadas numa obra “de caráter humanista e comprometida com o país”.

Numa breve fala ao entregar o prêmio a Ana Rieper, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, saudou a primeira edição do prêmio competitivo e os 130 anos do Arquivo Público Mineiro, espaço de armazenamento de materiais importantes da história brasileira. 

O prefeito celebrou ainda as novidades anunciadas durante a mostra: a sala de cinema do Museu da Inconfidência passa a ter o nome do cineasta Joaquim Pedro de Andrade; e as obras de revitalização do Cine Vila Rica serão aceleradas, em movimento que se soma ao vindouro curso de cinema a ser oferecido pela Ufop.

INFORMAÇÕES
Toda a programação é gratuita e pode ser consultada no site oficial:  www.cineop.com.br
Acompanhe também pelas redes sociais:
Instagram: @universoproducao
Facebook: @cineop
YouTube: Universo Produção
Twitter: @universoprod
LinkedIn: universo-produção



SERVIÇO
20ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO | 25 a 30 de junho de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Centro de Artes e Convenções da Ufop | Praça Tiradentes | Cine- Museu da Inconfidência


LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: INSTITUTO CULTURAL VALE
Patrocínio: CAIXA, ITAÚ, CODEMGE/GOVERNO DE MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SISTEMA FECOMÉRCIO MG / SESC EM MINAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO, PREFEITURA DE OURO PRETO E INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
MINISTÉRIO DA CULTURA/GOVERNO FEDERAL/ UNIÃO E RECONSTRUÇÃO
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA MANCINI DE CANHA
[email protected]


Notícias Relacionadas »