Brasileiro inova ao integrar storytelling e técnica no design de produtos

Cada projeto de Isaque Veríssimo começa com um mergulho profundo nas necessidades do usuário e nas capacidades produtivas de cada cliente

PEDRO SENGER
01/07/2025 08h26 - Atualizado há 4 dias

Brasileiro inova ao integrar storytelling e técnica no design de produtos
Divulgação

 A parte mais importante de um produto é a história que ele conta. É no que acredita o designer Isaque Veríssimo, fundador do estúdio Veríssimo Design.

 

Segundo ele, um bom design é aquele que entra na mente do cliente e vai além: entende o usuário final, seus desejos, limitações, sonhos e conecta tudo isso num plano invisível para, a partir dele, extrair algo que ainda não existe. "Nosso papel é imaginar com profundidade e realizar com precisão por meio de técnica, sensibilidade e conhecimento de engenharia para dar forma ao intangível", afirma.

 


Com formação inicial em design gráfico, Isaque iniciou sua carreira em agências de publicidade, atendendo grandes marcas como Nestlé, Logitech e Banco do Brasil. Ganhou destaque pela atuação em brand design e motion graphics, com trabalhos veiculados em Nova York, Angola, Portugal e Estados Unidos. Em 2014, ao lado do irmão e sócio, Estevão Veríssimo, decidiu fundar o estúdio Veríssimo Design e migrar para a área de desenvolvimento de produtos.

 

Foi a partir daí que sua paixão por automóveis ganhou forma. Isaque assinou o desenho de diversos carros de corrida - alguns deles com participação no Rally dos Sertões e desenvolvimento em parceria com fábricas como Giaffone Racing, referência nacional na Stock Car. "Fomos os únicos a apresentar um desenho original 100% brasileiro para o primeiro UTV híbrido da categoria", diz ele. 

 

Seu portfólio também inclui a modernização de um veículo clássico da marca Fapinha, a criação de equipamentos para parques de diversão com realidade virtual, rebranding completo para um dos maiores grupos cerâmicos do Brasil, e até robôs educativos em colaboração com a agência Kennedy Space Center International Academy.

 

O especialista tem se destacado por sua abordagem única no design industrial. Ele não apenas projeta produtos, mas constrói narrativas visuais que unem engenharia, branding e empatia. "Em um mundo que discute o impacto da inteligência artificial no trabalho criativo, creio que a capacidade humana tem coisas impossíveis de replicar: apreciação, empatia e conexão emocional", diz ele.

 

Hoje, Isaque vive entre o Brasil e os Estados Unidos, onde atua como consultor de design para empresas como a Rilix e US Machine (no desenvolvimento de simuladores de realidade virtual e equipamentos). "Meu trabalho é preencher o espaço entre o artista e o engenheiro. Eu penso com a cabeça de ambos".

 

Além de automóveis, seu estúdio projeta equipamentos médicos, educacionais, brinquedos e produtos sob medida para diversas indústrias como nautica e aviação. Cada projeto começa com um mergulho profundo nas necessidades do usuário e nas capacidades produtivas do cliente. "Design começa de olhos fechados, tentando ser o usuário. Só assim é possível criar algo realmente útil e emocionalmente relevante."

 

Entre os planos para o futuro, está a expansão internacional da Veríssimo Design e o grande sonho: fabricar seus próprios carros esportivos de track day, mesclando estética, performance e identidade brasileira. "Já temos protótipos, investidores interessados e um mercado em ascensão", finaliza ele.



 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO GABRIEL SENGER BRAGA
[email protected]


Notícias Relacionadas »