Tamanha a importância destes profissionais, no Brasil, o Dia do Caminhoneiro é comemorado em três datas: 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro. São eles os responsáveis por levarem 75% de tudo que é produzido no Brasil. Sejam os alimentos no mercado ou a TV comprada pela Internet… 30 de junho é a data comemorada no estado de São Paulo, tendo sido instituída por lei estadual em 1986. O dia é uma oportunidade de valorizar o trabalho destes profissionais, que enfrentam longas horas de estrada, em condições adversas e com desafios constantes para manter o Brasil e sua economia em movimento.
Pensando nisso, abaixo seguem empresas que contribuem, por meio de soluções, ações e estudos, com o bem-estar dos profissionais:
nstech:
Comprometida com a segurança dos motoristas e das estradas, a nstech, empresa líder em software para supply chain na América Latina e pioneira em open logistics, possui soluções voltadas a eles: o SuperApp Trizy de agendamento de carga e descarga, torre de prevenção de acidentes, cadastro de motoristas e gerenciadoras de risco de roubo de carga. Nesses casos, a tecnologia auxilia a promover mais segurança e agilidade aos motoristas.
Com o produto de cadastro de motoristas, por exemplo, os clientes tiveram uma redução de 32% da taxa de sinistralidade no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2023. O produto realiza checagem de motoristas e veículos por meio de inteligência artificial e machine learning para análise de motoristas e veículos, utilizando os dados dos 3 maiores players do gerenciamento de risco do mercado. Com isso, motoristas, transportadoras, embarcadores e seguradoras podem mitigar riscos sem comprometer a fluidez de suas operações.
Motz:
A Motz, transportadora digital que conecta cargas e destinos facilitando a jornada da cadeia logística, aposta em tecnologia e IA para desenvolver o segmento, otimizar as atividades e melhorar o dia a dia dos caminhoneiros. Além disso, a companhia possui seu Clube de Benefícios voltado para o motorista, no qual já conta com diversas parcerias com restaurantes, postos de combustível e outros estabelecimentos que visam apoiar a rotina do caminhoneiro com descontos. A Motz também conta com outros benefícios, como o modelo de seguro de acidentes pessoais, disponibilizado em conjunto com uma seguradora líder global, e a parceria com o Banco BV para facilitar o acesso ao financiamento de veículos pesados para caminhoneiros autônomos - parceria que já vem apresentando alto interesse dos motoristas para renovação da sua frota. Como resultado do sucesso, em 2024, a companhia teve mais de R$ 1.5 bilhão em receita líquida e 20 milhões de toneladas transportadas, além de mais de 90 mil motoristas cadastrados em sua plataforma, que realizaram 740 mil viagens.
TruckPag:
Pensando em soluções para a segurança e para a otimização de processos cotidianos das transportadoras e caminhoneiros, a TruckPag, startup de meios de pagamento com soluções completas para frotas pesadas, possui o Gestão de Manutenção, uma solução que centraliza informações por meio de um portal e gerencia todo o processo de manutenção do veículo pesado, desde o registro de fotos das peças até os relatos dos motoristas, aprovação e conclusão dos serviços: “Com a maior parte da logística brasileira sendo feita pelas rodovias, essa solução traz benefícios significativos para os caminhoneiros, que estão inseridos todos os dias nas estradas. Menos preocupações com problemas mecânicos e a segurança garantida por um veículo bem mantido contribuem para o bem-estar. Isso pode levar a uma melhor qualidade de vida, menos estresse e maior satisfação no trabalho, além de evitar reparos caros e prolongados”, diz Kassio Seefeld, fundador e CEO da TruckPag.
Tragetta:
Comprometida com a valorização e o desenvolvimento dos profissionais que operam sua logística, a Tragetta, nova marca de transporte do Grupo FEMSA no Brasil, promoveu a 1ª edição de 2025 do Programa de Gestão dos Transportadores (PGT), com foco na capacitação de seus motoristas terceirizados. A iniciativa reuniu 170 participantes em um dia de atividades sobre segurança viária, sustentabilidade, ética e performance, incluindo palestra do piloto Nelson Piquet Jr. sobre direção defensiva. Além de promover treinamentos contínuos, a empresa reforça seu compromisso com a conduta exemplar e o cumprimento rigoroso das normas da FEMSA, reconhecendo os motoristas com melhor desempenho com premiações especiais.
Vetor Editora:
Com jornadas longas, prazos apertados e pressão constante, os caminhoneiros enfrentam desafios que vão muito além da direção – e que impactam diretamente sua saúde mental. A Vetor Editora, empresa parte da Giunti Psychometrics, referência em psicologia e avaliações psicológicas no Brasil, tem um papel essencial nesse cenário. Por meio do Teste Palográfico, uma das ferramentas mais aplicadas na avaliação de condutores profissionais, a Vetor ajuda psicólogos e clínicas credenciadas ao DETRAN em todo o país a identificarem sinais de estresse, fadiga, impulsividade e atenção reduzida — fatores críticos para a segurança nas estradas. A solução digital da Vetor, por meio da plataforma VOL (Vetor Online), permite que essas avaliações sejam feitas com mais agilidade, precisão e segurança, beneficiando não apenas os profissionais ao volante, mas também transportadoras e o ecossistema logístico como um todo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAYTE LUCHTEMBERG LOPES
[email protected]