A presença on-line de um bar, restaurante, cafeteria ou qualquer outro negócio do setor de alimentação fora do lar se tornou essencial para tornar a marca visível e atrair clientes. Cientes disso, os empreendedores têm investido em plataformas digitais, como por exemplo, o Google Perfil de Empresas (antigo Google Meu Negócio): uma pesquisa da Abrasel indicou que 46% dos estabelecimentos já utilizam a ferramenta — em 2023, era somente 1%.
Um levantamento da Harmo (empresa de tecnologia líder em gestão do Google Perfil de Empresas), em parceria com a Abrasel, indicou que a reputação digital (medida por nota, volume de avaliações e engajamento com os consumidores), tem impacto direto na escolha do consumidor. A pesquisa também indicou que, em 2025, os dados evidenciam melhorias na gestão de reputação na ferramenta em relação ao ano anterior, mas também evidenciam desafios para os empreendedores do setor.
A nota média dos estabelecimentos analisados subiu de 4,2 estrelas em 2024 para 4,5 em 2025. Também houve melhoria na percepção dos consumidores: a taxa de sentimento positivo nas avaliações passou de 82% para 86%, enquanto as avaliações online negativas caíram de 12% para 10%. A pesquisa considerou 4 e 5 estrelas como reviews positivas, 3 como neutras, e 1 e 2 como negativas.
Apesar da melhora na reputação, o engajamento com os clientes ainda é pouco explorado. Em 2024, a taxa média de resposta às avaliações foi de 29%, número que caiu para 20% neste ano, permanecendo longe do ideal: acima de 80%.
Para Santiago Edo, cofundador e CEO da Harmo, o volume e a qualidade das avaliações são determinantes para a decisão de consumo. “As avaliações funcionam como uma vitrine digital. Quando um restaurante acumula muitas reviews positivas, transmite confiança e credibilidade. Mas é preciso também responder aos clientes, porque isso mostra atenção e gera impacto direto na percepção de quem está pesquisando”, afirma.
A pesquisa analisou mais de 3.000 empresas e 221 mil avaliações online em 2024, com projeções e dados complementares para 2025. Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, os dados servem como referência para os empreendedores investirem de forma mais estratégica na reputação digital. Por esse motivo, a Associação tem desempenhado ações para os estabelecimentos conseguirem melhorar ainda mais a média de avaliações.
“Não basta apenas ter uma boa nota. É essencial que o perfil no Google esteja bem estruturado, com fotos, cardápios, horários e, principalmente, respostas ativas às avaliações. Isso faz toda a diferença na decisão do cliente”, explica.
Ele ainda ressaltou uma parceria entre a Abrasel e o Google para facilitar ainda mais a gestão das avaliações e respostas na ferramenta Google Perfil de Empresas.
“Agora, o empreendedor pode cadastrar ou editar as informações do seu negócio no Google Perfil de Empresas no ambiente do Conexão Abrasel, o que traz mais eficiência e produtividade ao seu dia a dia. O principal objetivo é fortalecer a presença digital dos negócios do setor, proporcionando mais visibilidade, melhor venda e resultados para o estabelecimento”, finaliza.
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TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
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