Grêmio acelera transformação digital com a Claranet Brasil

Projeto, entregue dois meses antes da enchente no Rio Grande do Sul, migrou infraestrutura para SAP S/4HANA e atualizou sua base de dados, garantindo resiliência, segurança e continuidade operacional em meio à crise climática.

Elaine Cecília
27/06/2025 09h26 - Atualizado há 8 horas

Grêmio acelera transformação digital com a Claranet Brasil
Divulgação
O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, um dos clubes mais emblemáticos do futebol brasileiro, deu um passo decisivo rumo à transformação digital ao concluir, com apoio da Claranet e AWS, a migração para o SAP S/4HANA e a modernização de seu banco de dados. O projeto, finalizado com antecedência, foi essencial para garantir a operação do clube diante da tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul em maio do ano passado. 

Antes da modernização, o Grêmio enfrentava desafios que impactavam a produtividade e a experiência dos usuários. Além disso, garantir a segurança e a governança necessárias para proteger os dados do clube também eram focos de melhorias. A parceria com a Claranet, multinacional especializada em cloud, cibersegurança, dados & IA, workplace digital e modernização de aplicações, tinha como objetivo acelerar a jornada do clube rumo à inovação. 


Com a nova arquitetura na nuvem AWS e a adoção do SAP S/4HANA, o clube passou a operar em um ambiente digital resiliente, escalável e seguro — construído sobre práticas modernas de FinOps e DevSecOps. A atualização do banco de dados HANA HDB agregou ainda mais performance e confiabilidade à operação crítica de TI do Grêmio. 

“A experiência com a Claranet foi além das expectativas. A entrega foi precisa e a equipe demonstrou alto nível de competência técnica”, afirma Diego Baldi, Coordenador de SecOps/TI do Grêmio. 

O impacto do projeto ficou ainda mais evidente quando, dois meses depois, o estado enfrentou a maior tragédia climática da sua história. A estrutura em nuvem garantiu continuidade operacional mesmo em meio ao caos. 

“Enquanto outras empresas corriam para resgatar seus data centers com barcos, o Grêmio não precisou se preocupar. Se estivéssemos no modelo antigo, teríamos enfrentado seis meses de downtime. O ROI do projeto se pagou antes mesmo da primeira fatura da AWS”, relata Thiago Hendges, gerente de TI do Grêmio. 

Além da resiliência, o novo ambiente proporciona automação, visibilidade e escalabilidade, liberando o time de TI para focar no core do negócio: oferecer a melhor experiência aos sócios e torcedores. 

“Com o Grêmio, reforçamos nosso compromisso de transformar negócios com tecnologia. Esse projeto mostra como a inovação pode ir além do campo e se tornar um ativo estratégico para a continuidade e evolução de organizações em qualquer setor”, afirma Helton Pereira, Diretor de Operações da Claranet no Brasil. 

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ELAINE CECILIA NISHIWAKI
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