O movimento de resgate dos clássicos no sertanejo tem ganhado fôlego nas vozes da nova geração. Projetos como o Raiz, de Lauana Prado, e repertórios populares de artistas como Simone Mendes e Yasmin Santos, combinam tradição e modernidade ao trazerem canções da moda de viola, MPB e forró com uma linguagem mais atual. Com isso, as releituras se consolidam como um fenômeno que ultrapassa o palco dos grandes shows e alcança também o universo dos eventos.
No centro dessa transformação estão musicistas profissionais que adaptam essas tendências a diferentes públicos, levando o sertanejo — e outros gêneros de raiz — a festas juninas corporativas, confraternizações empresariais, eventos públicos e ações de endomarketing. A demanda por apresentações com identidade cultural e repertório afetivo tem crescido, especialmente no período entre junho e julho, quando o calendário de festas típicas se intensifica no país.
Segundo a Associação Brasileira de Festas (Abrafestas), a aposta é que, neste ano, haja um aumento de 25% nos negócios, projetando um 2025 positivo e de forte expansão para o setor, mesmo diante de uma desaceleração econômica. A busca por experiências mais personalizadas, com foco na conexão emocional, é uma das razões apontadas para esse crescimento.
“A música certa no evento certo transforma a experiência”, afirma Hellen Sousa, musicista com repertório que une sertanejo tradicional, forró e xote em versões adaptadas para eventos corporativos e festas públicas. “Percebo que o público quer cantar junto, relembrar, se emocionar. As releituras atendem a esse desejo de reviver o que é familiar, mas com um novo frescor”, completa.
Além disso, Hellen destaca que o fato de que, ainda hoje, muitas empresas estão em regime híbrido de trabalho e as confraternizações corporativas servem para aproximar os funcionários que não se veem todos os dias. “Antes, as empresas focavam em um grande evento anual, geralmente no final do ano. Agora, elas têm feito encontros menores distribuídos ao longo do ano”, explica.
O papel de musicistas profissionais como Hellen nesse contexto, é o de executar uma trilha sonora que reflita o momento, respeitando a cultura da empresa e do público, criando conexões.
Para especialistas em marketing e branding, eventos corporativos vão além do entretenimento: são ferramentas estratégicas de posicionamento de marca, engajamento de colaboradores e fortalecimento de imagem institucional. Em tempos de competição por atenção e propósito, criar experiências memoráveis se torna um diferencial.
A valorização da música de raiz em novos formatos contribui para esse processo. Seja em grandes festas públicas organizadas por prefeituras ou em eventos internos de empresas, a presença de profissionais que compreendem o valor simbólico da música brasileira e sabem traduzir isso em performance ao vivo pode ser o diferencial entre um evento comum e um momento verdadeiramente marcante.
Sobre Hellen Sousa: Natural de Mato Grosso do Sul, criada no Piauí e hoje radicada em Guarulhos–SP, Hellen mantém viva sua identidade musical com influências nordestinas marcantes. Sua paixão pela arte se reflete em cada apresentação, onde transmite alegria, empoderamento e amor às raízes culturais.
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VIVIAN ROBERTA BORGES BATIZELLI KOQUI
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