Com trilha sonora de Maria Bethânia, Giro8 Cia de Dança estreia em São Paulo

Companhia da cidade de Goiânia (Goiás) sobe ao palco do Centro Cultural Fiesp com a coreografia "Começaria Tudo Outra Vez"

NOSSA SENHORA DA PAUTA ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
24/06/2025 15h52 - Atualizado há 1 mês

Com trilha sonora de Maria Bethânia, Giro8 Cia de Dança estreia em São Paulo
Crédito Layza Vasconcelos
Aclamada por seu trabalho autoral e poético, a Giro8 Companhia de Dança, de Goiânia (Goiás), chega pela primeira vez à capital paulista com o espetáculo COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ, que cumpre temporada de 4 a 6 de julho, sexta-feira e sábado, 20h e domingo, 19h, no Centro Cultural Fiesp. Concebida e dirigida por Joisy Amorim, a obra celebra as múltiplas faces do amor e marca um momento importante na trajetória da companhia, reconhecida por seu repertório sensível e sofisticado na dança contemporânea brasileira.

Inspirado por conceitos filosóficos que atravessam séculos – de Sócrates, Platão e Aristóteles às perspectivas afetivas mais contemporâneas –, o espetáculo investiga o amor em suas expressões de Eros (desejo), Filia (amizade) e Ágape (amor incondicional). A dramaturgia corporal dos intérpretes se constrói a partir dessas camadas, revelando o afeto em sua forma mais delicada, intensa e plural.


Um dos destaques de COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ é a trilha sonora, inteiramente composta por canções e poemas interpretados por Maria Bethânia. A voz da artista, marcada por sua potência emocional e sua relação profunda com a poesia, não apenas embala as cenas, mas atua como fio condutor da narrativa sensorial da obra, ampliando o campo de sentidos e memórias para o público.

“A escolha da Maria Bethânia como voz da trilha sonora veio de uma conexão profunda. A voz dela tem algo de sagrado, uma força que transmite esse amor ágape, um amor pela humanidade. Além disso, traz uma brasilidade que dialoga com o corpo e a linguagem da Giro8. Bethânia tem um repertório vasto, intenso, e a forma como interpreta poemas e canções de tantos autores costura poeticamente a dramaturgia do espetáculo. Cada música foi escolhida com muito cuidado, criando uma narrativa sonora que sustenta e impulsiona a cena. É uma trilha que carrega afeto, força e sentido”, afirma Joisy Amorim.

Diferentes formas de amar
Em um tempo marcado por transformações profundas nas formas de amar e se relacionar, COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ busca provocar no público não apenas reflexão, mas também uma abertura para o afeto e a empatia. Criado a partir de uma perspectiva sensível e poética, o espetáculo convida à escuta das múltiplas maneiras de viver o amor. “A gente coloca várias situações de diferentes formas de amar no palco, mas de uma forma muito singela. Minha intenção é que qualquer pessoa que assista consiga sair do espetáculo refletindo, entendendo que cada pessoa ama de um jeito, mas que para a vida continuar precisamos principalmente do amor de grupo, do amor da humanidade”, aponta Joisy Amorim.

Na cenografia e figurinos, o papel é elemento simbólico e central. Presente em diversos formatos e manipulado em cena, ele representa tanto a fragilidade do sentimento quanto à possibilidade de registro, do que se escreve, se rasura e se guarda. A escolha de Joisy Amorim dialoga com a leveza e a resistência do amor em tempos de urgência emocional.

“O papel entrou na criação com uma simbologia muito forte. O cenário é de papel, os figurinos também, e esse material se integra completamente à dramaturgia. Há momentos em que o papel e o corpo se fundem em cena, como se fossem uma coisa só. Ele não é só suporte visual, mas presença poética, frágil e potente ao mesmo tempo”, destaca a diretora.

COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ chega a São Paulo após temporadas em países da América Latina, como Bolívia, Argentina e Cuba, além de sessões em Goiânia, onde a Giro8 mantém suas atividades desde 2011, com elenco fixo e atuação formativa. A temporada paulistana é uma oportunidade única de vivenciar o trabalho da companhia, que se destaca pela construção de um vocabulário corporal autoral e afetivo.

Serviço:

COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ
Com a Giro8 Companhia de Dança

4 a 6 de julho, sexta-feira e sábado, 20h e domingo, 19h.
Centro Cultural Fiesp [Espaço Mezanino] – Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César, São Paulo.

50 minutos | Livre | Ingressos gratuitos [reservas pelo Meu Sesi no site sesisp.org.br/eventos].


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FREDERICO PAULA JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »