Experiências imersivas impactam no hábito de comprar online

*Por Douglas Bortoliero, Diretor de Estratégia de E-commerce da Corebiz

NB PRESS
23/06/2025 15h43 - Atualizado há 12 horas

Experiências imersivas impactam no hábito de comprar online
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As experiências imersivas afloram um recurso estratégico para tornar as compras online não apenas eficientes, mas também envolventes. Se antes a compra virtual se destacava pela conveniência, hoje incorpora elementos sensoriais que criam conexões emocionais. Tecnologias como realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e inteligência artificial (IA) permitem que o consumidor interaja com os produtos antes da aquisição, reduzindo incertezas e aumentando a satisfação.  

Esse movimento tem sido observado e destacado pela Corebiz, referência global em soluções para e-commerce. A empresa destaca que experiências imersivas estarão no centro das estratégias digitais, tornando o comércio eletrônico mais dinâmico e atrativo. 

Empresas inovadoras já utilizam essas tecnologias para aprimorar a jornada do cliente. Veja algumas possibilidades: 

  1. Provas virtuais: Marcas como Sephora e Nike adotam AR para que os consumidores testem roupas, maquiagens e acessórios digitalmente.
  2. Showrooms interativos: VR possibilita visitas a lojas e visualização detalhada de produtos, estratégia comum em marcas de luxo e montadoras de automóveis.
  3. Personalização com IA: Algoritmos analisam preferências e comportamentos para oferecer recomendações sob medida.

Além de aumentar o engajamento, tais soluções impactam diretamente as taxas de conversão e retenção. A interatividade na jornada de compra gera maior confiança, reduz as devoluções e fortalece a relação com a marca. 

“Experiências de compra imersivas transformam jornadas, fidelizam consumidores e colocam marcas à frente no e-commerce”, diz Douglas Bortoliero. 

Até 2026, o e-commerce representará até 25% das vendas do varejo nos EUA, com crescimento anual de 15% até 2029. Além disso, 72% das empresas já utilizam IA, o que aponta para a digitalização seguindo acelerada. 

Com consumidores cada vez mais conectados e adaptados com a comodidade de ter acesso a produtos na palma da mão, marcas que conseguirem oferecer experiências memoráveis e capazes de corresponder às expectativas desse consumidor em movimento, sairão na frente da liderança no comércio digital. 

 
*Douglas Bortoliero é Diretor de Estratégia de E-commerce da Corebiz, empresa que faz parte do WPP e é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, México, Chile, Argentina e Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países entre as maiores marcas do mercado, com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, mídia, CRM e CRO. – E-mail: [email protected]. 

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A instituição, que faz parte do WPP, é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, México, Chile, Argentina e Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países entre as maiores marcas do mercado, com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, mídia, CRM e CRO. Mais informações: https://www.corebiz.ag ou @corebizag. 

 

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