Consumidores ansiosos querem mais que cliques rápidos, aposta Prestus
Ferramenta identifica clientes com maior potencial de conversão e abre canal rápido com o atendimento humano
JULIANA DE CAPRIO
23/06/2025 14h16 - Atualizado há 9 horas
Scritta/Divulgação
As gerações millennial (1981-1996) e Z (1995-2010), de acordo com pesquisa da Annie E. Casey Foundation, são as mais ansiosas na sociedade contemporânea. Coincidentemente, também formam o bloco majoritário de consumidores digitais. O resultado, segundo o chairman da Prestus, Alexandre Borin, é uma legião de clientes forjados na pandemia e que buscam cliques com respostas cada vez mais rápidas, mas também aguardam por atendimento diferenciado. Nessa corrida pela atenção dos consumidores ávidos por resolver seu desejo de compra o mais rápido possível, o marketing conversacional é quem ganha a frente. Nasce, portanto, a terceira onda do marketing de relacionamento com o uso da inteligência artificial (IA), com a possibilidade de interagir ou não com humanos e a qualificação das informações em comparação aos antigos formulários. “Já temos estudos que comprovam que o uso de bots converte cinco vezes mais leads do que as landing pages, por exemplo. E agora, a Prestus pode reforçar esse atendimento rápido, levando o cliente para o atendimento humano no funil do marketing conversacional”, informa Borin, referindo-se à QuickBar. Essa solução já acumula, apenas 40 dias após sua implementação, mais de 30 pedidos de empresas que querem aplicar a IA no marketing conversacional de forma customizada. Os principais diferenciais da QuickBar são a praticidade na instalação, pois exige apenas quatro linhas de código; e a transferência do caso de cada cliente pré-atendido, já com um resumo da sua demanda encaminhado para as equipes de venda, via WhatsApp. “Chatbots, mesmo com IA, têm alta dificuldade de gerar empatia no consumidor e levá-lo para o fechamento do negócio. O segredo está na aplicação da tecnologia para permitir que o usuário seja acionado por um consultor em menos de dois minutos”, reforça Borin. A era das relações com as marcas
Não é de hoje que os consumidores procuram atendimento eficaz – preço, qualidade e agilidade -, mas também relações que criem engajamento com as marcas de preferências. “A IA chegou para permitir que as empresas detectem leads importantes e promissores ao negócio em menor tempo e com respostas surpreendentes aos clientes”, avalia Borin.
A QuickBar, segundo Borin, é uma aposta de grande diferencial para segmentos como clínicas médicas, empresas de softwares, escritórios de advocacia, imobiliárias e provedores de internet. A ferramenta também é oportuna para marketplaces, onde o consumidor espera por respostas rápidas ou atendimento customizado para garantir melhores índices de satisfação.
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JULIANA PISSARRA DE CAPRIO
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FONTE: Alexandre Borin, chairman do conselho da Prestus (à esquerda), ao lado do CTO Leandro Crocomo e do COO Ivan Rodrigues