Você sabia que o Brasil tem uma das maiores populações pet do mundo? São 160 milhões de animais, entre cães, gatos, aves, peixes ornamentais e outros. Com tantos animais de estimação, não é surpresa que o mercado pet – que envolve medicamentos veterinários, alimentos, serviços, entre outros itens – tenha movimentado R$ 75,4 bilhões só no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, a Abinpet. O setor cresce, porém, acompanhado por um problema grave: o aumento de produtos falsificados.
Antipulgas, vermífugos, vacinas e medicamentos para doenças crônicas já estão entre produtos falsificados, o que vem preocupando médicos-veterinários e tutores. Segundo a médica-veterinária, zootecnista e gerente técnica da Elanco para Pet Health, Camila Camalionte, o uso do medicamento falso, pode, além de não funcionar para o devido fim, provocar reações adversas de intensidade moderada a grave ou mesmo levar o animal a óbito. “Infelizmente temos nos deparado com um número crescente de medicamentos veterinários falsos. É fundamental que os tutores fiquem atentos para não comprometer a saúde do seu animal. Medicamentos legítimos passam por uma série de pesquisas, estudos, aprovações e controle de qualidade rigoroso. Há um trabalho muito sério envolvido”, comenta.
Por tudo isso é fundamental que os responsáveis por pets fiquem atentos sobre como identificar se um produto é falso. A Elanco Saúde Animal, empresa referência no desenvolvimento de soluções para animais de estimação e de produção, reuniu uma série de dicas para apoiar os tutores nesta missão. Confira:
Dê preferência a pet shops de confiança, lojas online oficiais dos laboratórios ou estabelecimentos com CNPJ e registro no MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária).
Promoções irresistíveis podem esconder produtos adulterados. Pesquise o preço médio do medicamento em sites confiáveis antes de comprar.
Observe erros de ortografia, mudanças de cor, rótulos desalinhados ou selos de segurança violados. Fabricantes sérios investem em embalagens seguras.
Todo medicamento veterinário original deve ter um número de registro visível na embalagem. Ele pode ser consultado no site oficial do MAPA.
A nota é seu comprovante de compra e pode ser necessária em caso de reembolso, troca ou denúncia.
Produtos originais trazem claramente essas informações. Se estiverem ilegíveis ou ausentes, não compre.
Sempre que possível, leve a receita ao profissional ou peça indicações de onde comprar. Muitos consultórios trabalham com distribuidores autorizados.
“Um dos compromissos que a Elanco assumiu, alinhado aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU é ajudar mais de 40 milhões de pets a receberem cuidados melhores por meio do trabalho com veterinários e tutores. Divulgar informações confiáveis é, sem dúvida, parte importante desta missão”, avalia Camila.
Para mais informações sobre a Elanco e seus produtos, siga a empresa nas redes sociais: Linkedin e Instagram.
Sobre a Elanco
A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy PurposeTM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
[email protected]