Estados do Nordeste firmam parcerias com multinacional de trading de combustíveis para impulsionar energia e agricultura

ALINE BATAGLIA
23/06/2025 10h24 - Atualizado há 5 dias

Estados do Nordeste firmam parcerias com multinacional de trading de combustíveis para impulsionar energia e
Reprodução
A trading de combustíveis Dia’33, multinacional com sede em Dubai, firmou parcerias com os estados da Bahia, Sergipe e Piauí para alavancar a distribuição de energia e impulsionar a agricultura no Brasil. As negociações ocorreram durante missão do Consórcio Nordeste ao Oriente Médio e ampliam o trabalho da empresa no Brasil, onde atua como trading de combustível, contribuindo com o abastecimento nacional ao exportar centenas de milhões de litros de diesel desde o início de 2024.

Durante a missão, a empresa se reuniu com o governador do Piauí, Rafael Fonteles, e o presidente da Invest Piauí, Victor Hugo Almeida, para tratar do Acordo de Parceria Estratégica de Longo Prazo firmado em março, após vencer o chamamento público para construção de um terminal de combustíveis no Porto Piauí. A parceria na região envolve a Dia'33 Energies, a Companhia de Terminais, Portos e Hidrovias do Piauí (Porto Piauí) e a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí). 


Enquanto isso, o acordo com a Bahia prevê o desenvolvimento de projetos de gás natural e energia renovável na Bahia, em colaboração com investidores do Oriente Médio, especialmente dos Emirados Árabes Unidos e países do Golfo.

Além da industrialização, a iniciativa busca apoiar pequenos produtores rurais, especialmente nas regiões mais afastadas, por meio do fortalecimento da cadeia logística e do acesso à energia e fertilizantes. Com o acordo, a escassez de fertilizantes no Brasil pode estar mais próxima de uma solução. A empresa pretende utilizar GNL para viabilizar a produção local, reduzindo a dependência de importações que hoje chegam a 80% da demanda nacional. 

Igor Soglayev, Chairman e CEO da Dia'33 Energies, destacou o potencial da região: "A Bahia representa uma plataforma promissora para negócios de energia e agricultura. É uma terra de oportunidades. Estamos felizes em iniciar essa colaboração estratégica", afirmou. Segundo o executivo, "não se trata apenas de segurança energética, mas de soberania agrícola".

A empresa também formalizou um Memorando de Entendimento com a Agência Sergipe de Desenvolvimento S.A. (Desenvolve-SE), ampliando sua forte agenda no Nordeste brasileiro.

“As parcerias firmadas com a Dia'33 Energies representam um passo importante para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, combinando investimentos em infraestrutura energética com apoio ao setor agrícola e geração de empregos. A expectativa é que os projetos beneficiem não apenas os estados diretamente envolvidos, mas toda a região nordestina”, afirma Soglayev. 

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Aline Bataglia
[email protected]


Notícias Relacionadas »