Geração Z provoca mudanças em bares e restaurantes com novos hábitos de consumo
Formada por nascidos entre 1997 e 2012, a geração Z tende a consumir menos álcool, buscar conveniência e exigir experiências alinhadas ao bem-estar e propósito
TATIANE FERREIRA
20/06/2025 14h42 - Atualizado há 6 horas
ELEVATE/Pexels
A chegada da Geração Z ao centro do mercado consumidor está provocando transformações profundas nos hábitos alimentares e de socialização, com reflexos diretos no setor de alimentação fora do lar. Formada por jovens nascidos entre 1997 e 2012, essa geração cresceu em um ambiente digital, altamente conectado, e com forte senso de identidade, propósito e autocuidado. As mudanças nos padrões de consumo vão desde o aumento da demanda por bebidas com pouco ou nenhum álcool até a valorização de experiências personalizadas e a busca por conveniência no serviço.
Para atrair esse público, os estabelecimentos estão se adaptando. No Graffica Bar, em Belo Horizonte (MG), a crescente procura por coquetéis sem álcool motivou a ampliação do cardápio. “Muitos clientes buscavam bebidas criativas e sofisticadas, similares aos coquetéis clássicos, mas sem álcool. Por isso, desenvolvemos novas opções e adaptamos receitas já existentes, garantindo que todos possam aproveitar a experiência”, conta Marilda Ribeiro, proprietária do bar.
Para José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo e Inteligência da Abrasel, essa tendência abre oportunidades. “Os consumidores estão cada vez mais atentos à qualidade do que consomem e buscam alternativas que proporcionem prazer sem abrir mão do bem-estar. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma onda chamada Stealth Health, ou "saúde oculta”. Ela combina sabores tradicionais e que trazem indulgência com algum elemento mais saudável para dar o conforto de que o que se está consumindo faz bem à saúde”, explica.
Geração Z dita o ritmo: conveniência, personalização e reputação O impacto da Geração Z no setor vai além do cardápio. Uma pesquisa divulgada pela Ticket revelou que essa geração é responsável por 51% dos pedidos de delivery realizados no Brasil. Isso mostra uma clara preferência pela comodidade, com 46% dos jovens preferindo a entrega ao invés da retirada no local ou drive-thru. Do outro lado do balcão, os empreendedores também se adaptam: atualmente, segundo pesquisa da Abrasel, 67% dos negócios trabalham com o serviço de delivery.
Mais do que praticidade, esses jovens consumidores valorizam programas de fidelidade personalizados e experiências que reflitam seus valores e interesses. Eles buscam conexões autênticas com as marcas e tomam decisões baseadas na reputação online dos estabelecimentos — um comportamento também apontado no estudo da Ticket, que destaca a importância da presença digital das empresas.
Ainda segundo a pesquisa, o Instagram é a principal plataforma de influência nas decisões de consumo da Geração Z, enquanto o Google vem ganhando espaço como ferramenta de busca por bares e restaurantes. Os negócios acompanham essa tendência: 93% dos estabelecimentos já utilizam o Instagram para se relacionar com os clientes, e o uso do Google Perfil da Empresa saltou de 1% em 2023 para 43% neste ano, de acordo com dados da Abrasel.
“A Geração Z está ajudando a provocar mudanças muito relevantes no mercado. Hoje, não basta mais servir bem. É preciso se comunicar bem, estar presente onde esse público está e entregar experiências que façam sentido para ele. Quem não acompanha essas transformações corre o risco de desaparecer do radar do consumidor”, conclui José Eduardo Camargo.
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TATIANE RAQUEL FERREIRA RIBEIRO
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