Supermercados ampliam sortimento com flores e criam novas conexões com o público

Redes ampliam o mix e aliam praticidade e custo-benefício como diferenciais para atrair consumidores dentro e fora das datas comemorativas

GABRIELA SALAZAR
17/06/2025 15h03 - Atualizado há 8 horas

Supermercados ampliam sortimento com flores e criam novas conexões com o público
freepik

O que antes era exclusividade das floriculturas agora ganha espaço entre frutas, legumes e hortaliças. Com atenção à curadoria, refrigeração e abastecimento dos displays, os supermercados apostam cada vez mais na oferta de flores como alternativa prática e atrativa para o consumidor.

As flores seguem entre as preferências do público para a data. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), cerca de 11% dos casais brasileiros devem optar por esse tipo de presente em 2025. Em 2023, segundo o mesmo índice, os segmentos de supermercados e hipermercados estiveram entre os que mais cresceram em vendas no período, com alta de 10,1%.

Para além das datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, a aposta em flores vem se consolidando como um movimento consistente no setor. Redes de diferentes perfis têm ampliado o sortimento com opções que incluem vasos de plantas, itens de jardinagem e acessórios decorativos, com foco na praticidade e nas tendências de consumo.

“Estamos observando uma mudança significativa no comportamento de compra: as flores passam a ocupar um novo protagonismo nas gôndolas, aproximando o consumidor de experiências mais sensoriais e afetivas dentro dos supermercados”, afirma Valeska de Oliveira Ciré, Country Manager da IFPA e Head de Produtos da Francal. “Essa transformação não só atende às expectativas de praticidade, como também impulsiona valor agregado e diferenciação no varejo alimentar.”

Foco nas necessidades do mercado
Tendências como essa estarão em destaque na 9ª edição da The Brazil Conference & Expo, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto de 2025, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. Reconhecida como uma das principais feiras de produtos frescos da América Latina, o evento reúne inovações em flores, frutas, legumes e verduras, embalagens, tecnologias e estratégias de marketing que impactam diretamente o posicionamento dos supermercados no mercado atual.

Serviço:

The Brazil Conference & Expo – IFPA

9ª Feira Internacional da Indústria de Frutas, Flores, Legumes e Verduras

9ª Produce and Floral International Trade Show

Data: 6 e 7 de agosto de 2025

Hora: Conferência das 8h às 11h30 | Exposição das 11h30 às 19h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, São Paulo.

freshproduce.com.br 
 

Sobre a The Brazil Conference & Expo

A The Brazil Conference & Expo é o evento de negócios da América Latina para o mercado de Frutas, Flores, Legumes, Verduras e Ovos (FFLVO), e destaca inovações em produtos, embalagens e tecnologias, proporcionando um ambiente propício para networking, movimentando anualmente toda a indústria do segmento. O evento é realizado pela IFPA (International Fresh Produce Association), maior e mais diversificada associação internacional que atende toda a cadeia de suprimentos de frutas, flores, legumes e verduras, e organizado pela Francal, maior promotora de eventos de negócios 100% brasileira, com extensa variedade de produtos e serviços em um local único.

 

Informações para a imprensa:

Gabriela Salazar (15) 99783-8577

André Guerra (11) 91617-4138

Jorge Valério (11) 99822-9013

[email protected]


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA SALAZAR DO NASCIMENTO
[email protected]


FONTE: Assessoria de imprensa IFPA
Notícias Relacionadas »