ConectCar destaca interoperabilidade como pilar para o futuro da mobilidade

Diretor da companhia marcou presença no Rodovias do Futuro 2025, reforçando a importância da integração entre sistemas e regulamentação para o crescimento eficiente do setor

SmartPR
18/06/2025 17h11 - Atualizado há 8 horas

ConectCar destaca interoperabilidade como pilar para o futuro da mobilidade
ConectCar

São Paulo, junho de 2025 - A ConectCar participou do Rodovias do Futuro 2025, evento promovido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), no último dia 4 de junho, no World Trade Center, em São Paulo. Representada por Newton Ferrer, diretor de Negócio e Produtos, a empresa reforçou seu papel no setor de pagamento automático e destacou a importância da interoperabilidade para a construção de um ecossistema de mobilidade mais sustentável e centrado no usuário.

No encontro, o executivo contribuiu para as discussões do painel “Do dinheiro ao digital: os novos horizontes dos meios de pagamento de pedágio”, ao lado de outros players do setor. Para Ferrer, as operadoras de meios de pagamento no Brasil já estão preparadas para oferecer uma experiência unificada, que permita ao cliente circular por diferentes rodovias ou usar estacionamentos pagos (como a zona azul de São Paulo e o sistema do ABC) e receber uma única fatura, independentemente do serviço ou operadora utilizados. “O que precisamos fazer, junto às concessionárias, é eliminar a insegurança do cliente. Ele precisa ter clareza e confiança na hora de usar esses serviços”, afirmou.

O executivo também destacou a importância da regulamentação do pagamento avulso como caminho para promover mais liberdade de escolha e acesso aos serviços. De acordo com o diretor da ConectCar, o modelo atual ainda enfrenta índices consideráveis de inadimplência, que podem chegar a 80% em alguns casos, sendo 14% relacionados a cobranças feitas apenas com base na leitura da placa. Por isso, ele afirma que “a regulamentação precisa colocar o cliente no centro, garantindo inovação, segurança e disponibilidade”.

Com o avanço dos pagamentos automáticos no país, que já representam 71% das passagens em pedágios, sendo 22% delas realizadas com a tag da ConectCar, segundo a Abepam, Newton Ferrer avalia que a regulamentação do pagamento avulso é fundamental para tornar esse progresso mais transparente. Ele defende que o avanço da interoperabilidade venha acompanhado de iniciativas que garantam ao usuário liberdade de escolha sobre onde e como pagar. “A regulamentação deve colocar o cliente no centro, trazendo inovação, segurança e disponibilidade”, afirma.

A atuação da ConectCar com o avanço do setor

O potencial transformador do Free Flow na mobilidade do país é inegável, mas entre os principais desafios do modelo de pagamento sem cancelas, está a inadimplência, que hoje está em torno de 8% no Brasil. Durante o evento, Ferrer avalia que a interoperabilidade entre sistemas pode ser uma solução para esse cenário, podendo reduzir significativamente esse índice, como já ocorre em países europeus, onde o número chega a cerca de 2%. 

Desde o início da operação do sistema no país, em 2023, a tag ConectCar já viabilizou a passagem de mais de 400 mil motoristas pelos pórticos. Esse cenário é um reflexo do compromisso da companhia com o crescimento sustentável do segmento e é viabilizado pela estratégia de sempre priorizar a análise e escuta das necessidades dos usuários ao transitarem pelas cidades.

Para que o futuro da mobilidade seja mais sustentável, Newton defende que operadoras de pagamento e concessionárias atuem de forma integrada, garantindo que a regulamentação e as inovações do setor mantenham o cliente no centro. Segundo ele, é fundamental eliminar a sensação de insegurança no uso dos serviços, oferecendo mais clareza e confiança ao usuário.

 

 

Sobre a ConectCar

Fundada em 2012, a ConectCar é uma empresa de meio de pagamento automático de mobilidade que conecta tecnologia e dados para simplificar o ir e vir das pessoas. A empresa, que tem como acionistas o Itaú Unibanco e a Porto, proporciona uma experiência fluida, digital, transparente e personalizada aos consumidores, e faz com que as pessoas tenham mais tempo ao não precisarem ficar em filas para  pagamento. A ConectCar está presente em 100% das rodovias pedagiadas e em mais de mil estacionamentos no Brasil, como em shoppings, aeroportos, hospitais, estádios, universidades, teatros e clubes. Integrante da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (ABEPAM), a companhia está alinhada à missão da entidade de contribuir com a agenda pública de mobilidade do país. Com planos para pessoas físicas e jurídicas, a ConectCar disponibiliza as tags em sua loja virtual, e é responsável pela tecnologia presente na Tag Itaú, na Tag Porto e nas tags de muitas outras empresas parceiras. Em 2023, a ConectCar foi vencedora na categoria Meios de Pagamento de Mobilidade do Prêmio Consumidor Moderno e conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no segmento Pagamentos - liberação de cancelas do Ranking MESC (Instituto Melhores Empresas em Satisfação do Cliente). Para saber mais, acesse conectcar.com.br.

Contato para a imprensa

Smart.

[email protected]


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BARBARA ALMEIDA FREITAS
[email protected]


Notícias Relacionadas »