Arraial animal: clima junino chega ao aquário em Balneário Camboriú (SC)
Com bandeirinhas de couve, fogueira de melancia e outras surpresas, o enriquecimento ambiental temático garante diversão e bem-estar aos animais
Ana Cirico
18/06/2025 15h24 - Atualizado há 2 semanas
Divlugação Oceanic Aquarium
Link para vídeos e fotos: https://drive.google.com/drive/folders/15oueF5vSGVlrLItipxBkzKE5DZOqh6u- Olha a cobra...é verdade! Em clima de festa junina, o bem-estar animal leva um toque de criatividade no Oceanic Aquarium. Nesse mês de junho, diversas espécies recebem enriquecimentos ambientais temáticos, garantindo estímulos sensoriais e comportamentais, aliados a uma ambientação lúdica e cultural. O enriquecimento ambiental visa reproduzir, de forma criativa e segura, elementos que promovem os comportamentos naturais dos animais, como: exploração, procura por alimento, interação social e exercício físico. Além de estimular a saúde mental e física, essas ações temáticas também aproximam o público da rotina dos animais, tornando as visitas ainda mais educativas e encantadoras. “Nos enriquecimentos criamos oportunidades para que os animais busquem e conquistem o alimento de forma ativa - escondendo a comida, oferecendo em locais inusitados ou exigindo manipulação. Isso deixa o ambiente mais desafiador, ocupa o tempo do animal de forma saudável e imita o que ele faria na natureza”, explica André Neto, Diretor de Operações Técnicas do Oceanic Aquarium. Quando esses enriquecimentos seguem um tema, o benefício é ainda maior: além de estimular os animais com novas experiências, os cenários temáticos recriam aspectos de seu habitat natural. Fazendo jus a celebração junina, cada recinto recebe enriquecimentos temáticos cuidadosamente pensados para as espécies: - Sucuris e raias: a caixa “Olha a Cobra" traz canela e ervas aromáticas, além de milho com pastinha de carne preso em pequenos chapéus de palha posicionados no fundo dos tanques, incentivando o comportamento investigativo.
- Lontras: a "Barraca do Cheiro" oferece ervas e canela no ambiente, enquanto sardinhas e milho escondidos em pamonha estimulam o faro, a busca ativa e a manipulação de objetos.
- Capivaras: a tradicional fogueira foi recriada com uma estrutura de melancia, espigas de milho e dieta específica, decorada com bandeirinhas feitas de couve, promovendo busca e exploração.
- Oceânico (tubarões e mais vinte espécies): um espantalho feito de bambolê, chapéu de palha e pedaços de milho suspensos oferece estímulo visual e novas interações no recinto.
- Aviário: uma "fogueira junina" com pedacinhos de milho, maçã do amor e pamonha adaptada (palha de milho recheada com dieta balanceada), criando desafios alimentares e estímulos olfativos para as aves.
- Polvo: o enriquecimento consiste em milho recheado com pastinha de carne, desafiando as habilidades de manipulação e caça.
- Ilha e Onda: nestes recintos, milho com pastinha de carne e maçã do amor adaptada foram oferecidos, fixados em pequenos chapéus de palha, criando desafios alimentares e visuais.
O enriquecimento ambiental não é apenas uma técnica - é uma forma de valorizar as espécies sob cuidados humanos, unindo ciência, criatividade e bem-estar. Reforçando o compromisso do Oceanic Aquarium com a conservação, a educação e o respeito à vida animal. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA CRISTINA MOSER CIRICO
[email protected]
FONTE: Grupo Oceanic