Fetranslog/NE se junta à entidades de todo país em defesa de um setor mais competitivo e sustentável

JOEL CAVALCANTI
18/06/2025 16h06 - Atualizado há 19 horas

Fetranslog/NE se junta à entidades de todo país em defesa de um setor mais competitivo e sustentável
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A Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Nordeste (Fetranslog/NE) manifesta seu apoio ao posicionamento da Federação das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Rio Grande do Sul (Fetransul) diante da recente tributação sobre operações financeiras essenciais à atividade empresarial, especialmente aquelas relacionadas ao risco sacado e à captação de capital de giro.

Várias entidades do setor, assim como a Fetranslog/NE, estão unidas em uma mobilização nacional por medidas que garantam um ambiente mais justo, competitivo e sustentável economicamente para o transporte rodoviário de cargas.

A Federação alerta que a incidência do IOF sobre essas operações representa um entrave para pequenas e médias transportadoras, que dependem desses instrumentos para manter o fluxo de caixa, investir em estrutura e garantir eficiência logística. A reclassificação do risco sacado como financiamento bancário — e não como cessão de recebíveis — tem gerado insegurança jurídica, distorções contábeis, rompimento de contratos e perda de liquidez.

No caso do capital de giro, a tributação elevada encarece o crédito e compromete a sustentabilidade do setor, especialmente no Nordeste, onde o acesso a financiamento é historicamente mais difícil.

Diante desse cenário, a instituição apoia a agenda de reivindicações do setor, reforçando a necessidade de:

  • Retirada definitiva do IOF sobre operações financeiras ligadas à atividade produtiva;
  • Reconhecimento jurídico e contábil do risco sacado como cessão de recebíveis, com segurança para embarcadores e transportadoras;
  • Políticas fiscais que fortaleçam o setor, com previsibilidade, incentivo ao investimento e equilíbrio nas relações comerciais da cadeia logística.

A Fetranslog/NE acredita que somente com diálogo, articulação e medidas estruturantes será possível garantir um futuro sustentável para o transporte de cargas no Brasil.


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JOEL CAVALCANTI DE MIRANDA NETO
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