A Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo realiza, até o próximo domingo (22), uma série de atividades gratuitas na Praça Charles Miller, como parte da programação da 4ª edição d’A Feira do Livro. Entre os destaques está a distribuição de cerca de 10 mil exemplares por meio do programa “De Mão em Mão”, que busca ampliar o acesso à literatura e estimular o compartilhamento de livros entre leitores.
Durante o evento, os visitantes podem retirar gratuitamente clássicos como O Alienista, de Machado de Assis, e Um Senhor Muito Velho com Umas Asas Enormes, de Gabriel García Márquez. A proposta é que os exemplares circulem livremente entre os leitores, promovendo uma rede informal de troca e incentivo ao hábito da leitura. Cada pessoa tem direito a um exemplar.
Além da distribuição, o estande da Secretaria conta com uma Feira de Troca de Livros, que funciona em horários específicos ao longo da tarde e da noite. A programação também inclui oficinas de brincadeiras tradicionais africanas, sessões de contação de histórias e saraus literários, voltados ao público de diferentes idades.
Criado em 2011, o projeto “De Mão em Mão” já publicou diversos títulos, como contos de Machado de Assis, Lima Barreto e Mario de Andrade, além de obras em quadrinhos e coletâneas temáticas. Algumas publicações também estão disponíveis digitalmente na plataforma Bibliosp.
As atividades são abertas ao público e fazem parte dos esforços da gestão municipal para democratizar o acesso ao livro e valorizar a literatura em espaços públicos da capital. A programação completa pode ser consultada no local do evento.