Projeto em São José dos Quatro Marcos Promove Inclusão Através da Arte Suave

BENEDITO JUNIOR
14/06/2025 19h44 - Atualizado há 13 horas

Projeto em São José dos Quatro Marcos Promove Inclusão Através da Arte Suave
Reproducao
Em São José dos Quatro Marcos (MT), um projeto vem ganhando atenção por unir esporte, inclusão e desenvolvimento humano. À frente da iniciativa está o professor Cesar Rodrigues Barrinho , faixa preta de jiu-jitsu 2º grau, que desde o início de 2025 passou a oferecer aulas especialmente voltadas para crianças com autismo e outras neurodiversidades.

A proposta surgiu a partir de um convite da Associação Quatromarquese de Neurodiversidades (AQUAN), que identificou no jiu-jitsu uma oportunidade terapêutica e educativa para seus atendidos. Desde então, o tatame se transformou em um espaço de acolhimento, aprendizado e superação.


“O jiu-jitsu ajuda essas crianças a desenvolverem não só a coordenação motora, mas também habilidades emocionais e sociais, como o autocontrole, o respeito ao próximo e a autoconfiança”, explica o professor Barrinho. “Cada aula é uma chance de construir autonomia e autoestima, sempre respeitando o tempo e o jeito de cada um.”

Com formação sólida — além de militar da Polícia, Barrinho acumula diversas graduações, pós-graduações e mestrado — o professor buscou capacitação específica para trabalhar com o público neurodivergente. Participou de cursos, palestras e rodas de conversa para adaptar sua metodologia e garantir um ensino sensível às necessidades das crianças.

Aulas Adaptadas e Impacto Real

As aulas, realizadas com o apoio da AQUAN, são gratuitas e abertas para crianças acompanhadas pela associação. Mais do que aprender a lutar, os alunos encontram ali um ambiente seguro para crescer e se expressar. A estrutura das atividades respeita o ritmo de cada um, com foco em rotinas, repetição, e reforço positivo.

Além do trabalho com as crianças, a associação também desenvolve atividades de acolhimento para as mães, incluindo oficinas de pintura, bordado e suporte psicológico com acompanhamento profissional. Assim, o cuidado se estende às famílias como um todo, promovendo bem-estar e pertencimento em múltiplas dimensões.

Segundo relatos das famílias, os benefícios vão além do tatame. Crianças que antes tinham dificuldade de interação passaram a se comunicar melhor; outras encontraram no jiu-jitsu uma fonte de motivação e equilíbrio emocional.

Um Convite à Comunidade

Apesar dos resultados positivos, o projeto ainda é mantido com estrutura limitada. Por isso, o professor faz um convite aberto à comunidade local: “Esse trabalho é feito com amor e compromisso, mas pode crescer muito mais com o apoio de quem acredita na inclusão e na força do esporte”, afirma Barrinho.

Empresas, profissionais da saúde, voluntários e cidadãos que queiram conhecer o projeto ou contribuir de alguma forma são bem-vindos. “É uma causa que toca todo mundo. Quando uma criança neurodivergente é incluída com respeito, todos ganham — a família, a escola, a cidade.”

Para acompanhar mais sobre o projeto ou entrar em contato, acesse: @barrinhocesar no Instagram
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BENEDITO MANOEL DA SILVA JUNIOR
[email protected]


Notícias Relacionadas »