Especialista na Pedagogia Waldorf explica a importância do brincar livre

CATARINA MARRãO
13/06/2025 15h32 - Atualizado há 11 horas

Especialista na Pedagogia Waldorf explica a importância do brincar livre
Crédito: divulgação
Saiba quais são as dicas para incentivar o imaginário das crianças e promover experiências próprias deste período da vida

São Paulo, junho de 2025 - Aspectos culturais moldam profundamente a maneira como as crianças se relacionam com o mundo. O brasileiro apresenta características comportamentais marcantes, e isso também se reflete nas crianças que são sociais, afetivas, expressivas, criativas e adaptáveis. No entanto, essa expressividade convive com alguns desafios contemporâneos, como a agitação, o uso precoce de tecnologias, a falta de rotina e o excesso de estímulos externos. Esses fatores podem impactar o desenvolvimento emocional e a capacidade de concentração das crianças. Diante destes cenários é essencial que famílias e escolas atuem em conjunto para cultivar vivências próprias da infância, como o brincar livre, o estímulo à autonomia e à imaginação.


Cleonice Vieira dos Santos, professora da Escola Waldorf Rudolf Steiner, destaca que experiências sensoriais reais, estímulos saudáveis e vínculos humanos genuínos são fundamentais para a formação de um adulto equilibrado. “A pedagogia Waldorf acompanha as fases evolutivas da infância e adolescência, respeitando o ritmo de cada pessoa e suas transformações físicas, emocionais e sociais. Por isso, valorizamos o brincar e o convívio humano real como ferramentas de desenvolvimento. O uso da tecnologia na primeira infância, tende a gerar agitação, ansiedade e contato com conteúdos inadequados. Já o brincar livre é um dos maiores aliados da construção de uma sociedade mais saudável no futuro”.

 As famílias são orientadas a promoverem atividades que estimulem a criatividade, a liberdade e as interações humanas. Confira as dicas, com base na pedagogia Waldorf, para incentivar as vivências da infância e o desenvolvimento da criança.

Promova atividades artísticas
A pedagogia Waldorf dá ênfase às atividades lúdicas, rítmicas e sensoriais. Por meio delas, a criança desenvolve a criatividade, a coordenação motora, as habilidades sociais e a autonomia. Em casa, proponha atividades como jardinagem, desenho, culinária, colagens e confecção de brinquedos com materiais recicláveis.

Reforce a autonomia e a curiosidade
Sem exposição às telas, as crianças passam a se envolver mais com o cotidiano. Tarefas simples, como preparar o próprio lanche, cuidar do quarto ou regar uma planta, fortalecem o senso de pertencimento e responsabilidade. “As crianças precisam sentir que são parte do ambiente em que vivem. Essas pequenas ações reforçam a autoconfiança e diminuem a necessidade de distrações ou estímulos inadequados para a infância”, destaca a professora.

 Estimule a imaginação
O universo lúdico é fundamental nessa fase e a criança precisa brincar livremente. Aproveite para contar histórias, criar ambientes e encenações para estimular a escuta atenta e a criação de imagens mentais. “Incentivar a imaginação na infância desenvolve o pensamento criativo e a capacidade de resolver problemas. A imaginação prepara o caminho para o pensamento abstrato e o senso ético na vida adulta”, afirma a educadora.

 Crie um ambiente inspirador
Conquistar a atenção das crianças pode parecer um desafio, mas o ambiente tem papel decisivo nisso. Priorize espaços calmos e próximos da natureza, como parques e praças. Esses lugares favorecem a observação, a conexão com o tempo e a vivência imaginativa.

Brincar, brincar e brincar
O brincar deve ser livre, sem metas e regras impostas por adultos. A criança precisa ter espaço e tempo para inventar, explorar e expressar sua criatividade em seu próprio ritmo. Ela deve brincar com outras crianças, a interação irá ajudar os pequenos a compreenderem o mundo e a processar emoções. “O brincar é uma linguagem essencial da infância, uma atividade formadora que prepara para os desafios presentes e futuros”, evidencia Cleonice.
 
Sobre a Escola Waldorf Rudolf Steiner
A Escola Waldorf Rudolf Steiner, fundada em 1956, localizada em São Paulo, é a primeira instituição do Brasil a adotar a pedagogia Waldorf. A escola atua desde a educação infantil até o ensino médio e já formou mais de 4 mil alunos. A proposta da grade estudantil é acompanhar as transformações físicas, emocionais e cognitivas dos alunos, sempre com o olhar para o desenvolvimento integral de cada indivíduo.
 Inspirada nos princípios desenvolvidos por Rudolf Steiner, filósofo austríaco e criador da Antroposofia, a escola propõe uma abordagem educacional que respeita os ritmos e etapas do desenvolvimento humano. O método estimula o aprendizado ativo, o vínculo com a natureza, a ausência de tecnologias na infância, priorizando o brincar, a arte e o movimento para compreensão do mundo e das emoções - cujo objetivo é preparar adultos saudáveis e com senso ético.


Para mais informações:
Imagem Corporativa
Catarina Marrão – [email protected]
+55 11 99342-8644

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CATARINA MARIA MARRÃO
[email protected]


Notícias Relacionadas »