Catarinenses integram comitiva brasileira que vai à sede do maior escritório de design do mundo

DANIELE LOTTERMANN
12/06/2025 08h45 - Atualizado há 1 dia

Catarinenses integram comitiva brasileira que vai à sede do maior escritório de design do mundo
Divulgação
A Incorporadora AMS Empreendimentos vai participar, entre os dias 11 e 15 de junho, da Business Mission Italy. Os sócios Stenio Ferreira, diretor técnico, e Amaral Hildebrando, diretor comercial, vão integrar o grupo das principais empresas brasileiras dos setores imobiliário, de mobilidade e industrial, que irão à Itália fomentar negócios com a icônica casa de design Pininfarina — simplesmente o maior estúdio de design do mundo e o único do segmento com capital aberto. A viagem conta com o patrocínio de Hunter Douglas Arquitetura, Quadra Engenharia, NXBoats, Ezy Color e Green House.
A comitiva será liderada pela empresa de inteligência arquitetônica pernambucana Molegolar, com a missão de aprofundar o conceito de design colaborativo de alto padrão no Brasil. Durante cinco dias, os empresários, acompanhados por integrantes do estúdio Pininfarina, visitarão Torino, Portofino, Imola e Maranello. A missão vem sendo programada desde 2018, quando teve início a parceria entre a Molegolar e o escritório da empresa italiana.
O segmento de design automotivo da Pininfarina, ligado à Ferrari, é apenas um dos vários da empresa. O estúdio reúne alguns dos melhores profissionais do mundo em cada uma das áreas em que atua — e na arquitetura não é diferente. O Global Chief of Architecture, Samuele Sordi, trabalhou com Zaha Hadid e é considerado um dos maiores arquitetos da atualidade. Não é à toa que a estética dos seus edifícios tem tido tanto sucesso no Brasil e no mundo.

O mercado brasileiro de residências de alto padrão, por exemplo, tem registrado um crescimento significativo em projetos de design colaborativo, nos quais a participação da Pininfarina representa uma vantagem competitiva importante, agregando valor aos empreendimentos e agilidade na comercialização das unidades.
Com apelos distintos para cada público — status e personalização para o morador, valorização e liquidez para o investidor, e diferenciação estratégica para a incorporadora —, a abordagem da Pininfarina tem se mostrado uma poderosa alavanca de inovação no mercado de alto padrão brasileiro. Essa missão à Itália marca não apenas uma profunda conexão com o legado do design europeu, mas também o início de um novo capítulo de sofisticação, integração e ambição no ecossistema de luxo do país.
Em Florianópolis, a AMS já faz história com o Signature Design by Pininfarina, o primeiro projeto imobiliário do estúdio italiano na cidade. Durante o pré-lançamento, o empreendimento bateu recordes de preços locais, chegando a R$ 42 mil por metro quadrado. "O envolvimento da Pininfarina foi decisivo. O reconhecimento internacional da marca agrega valor real e acelera as decisões do comprador", diz Stenio Ferreira, sócio da AMS.
Para Amaral, também sócio da AMS, a viagem é uma grande oportunidade de estreitar laços com o escritório Pininfarina, já que a incorporadora está à frente da construção de um condomínio no Morro das Pedras, no sul da Ilha de Santa Catarina, voltado para um público exclusivo. A entrega está prevista para daqui a cinco anos. O condomínio, à beira-mar, terá fachada inspirada em um iate, heliponto e uma ampla área de lazer com diversos serviços para os proprietários. Segundo Amaral, “vai ser um empreendimento à altura do que Florianópolis quer, inaugurando uma nova era de bem-estar nos condomínios residenciais de luxo da capital, conhecidos como ‘pé na areia’”.
Stenio conta que “a imersão no mundo do design, dos sabores da Itália e da brisa da velocidade por terra e mar, a bordo de máquinas espetaculares proporcionadas por apoiadores que acreditaram neste sonho junto conosco, vai trazer uma nova visão e expectativa para futuros negócios”. Além do benchmarking e networking com as práticas adotadas por essas empresas em seus lançamentos Pininfarina, essa experiência certamente elevará ainda mais o padrão do mercado imobiliário de alto padrão brasileiro, por meio do design e da exclusividade.
Durante os cinco dias de visita, a comitiva brasileira participará de uma agenda intensa de atividades, com compartilhamento de conhecimento e exploração das melhores práticas em arquitetura, mobilidade, desenvolvimento de produtos e storytelling de marcas — características que marcam o design da Pininfarina. Ao reforçar as parcerias intersetoriais, a missão não apenas aumenta a visibilidade do Brasil no mercado global de luxo, como também estimula o crescimento de setores adjacentes, como o design náutico, móveis de alto padrão e ambientes internos inovadores.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELE LOTTERMANN
[email protected]


Notícias Relacionadas »