No Brasil, o mercado da moda é amplamente movimentado por micro, pequenas e médias empresas. Segundo dados do Sebrae, elas representam cerca de 97,5% dos quase 1,9 milhão de CNPJs ativos no setor. Já o faturamento da indústria têxtil e de confecção brasileira ultrapassou os R$ 193 bilhões em 2022, conforme levantamento da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).
Nesse cenário de expansão, impulsionado pelo avanço tecnológico, a moda masculina tem passado por mudanças significativas. O CEO da marca Oak, Ronan Carvalho, destaca que o ambiente digital tem sido peça-chave para esse crescimento, especialmente com a força das redes sociais.
“O comportamento do consumidor mudou: ele busca praticidade, identidade e conexão com a marca. Além disso, ele tem buscado mais identidade e propósito ao se vestir. A moda exagerada perdeu espaço para um estilo mais minimalista, com peças clean, duráveis e que transmitam autenticidade. Cores mais sóbrias, como tons terrosos e fechados, têm ganhado destaque, pois combinam com essa proposta mais elegante e discreta”, analisa.
De acordo com o executivo, as marcas que se destacam hoje são aquelas que sabem se adaptar, inovar com originalidade e se posicionar estrategicamente no ambiente digital.
“Ter uma boa comunicação, produzir conteúdos relevantes e manter um posicionamento claro faz toda a diferença. Entender bem o público e falar diretamente com ele, sem tentar agradar todo mundo, é um grande diferencial. Enquanto algumas marcas ficaram presas ao passado, outras evoluíram, acompanharam as mudanças do comportamento do consumidor e souberam usar o digital a seu favor”, detalha.
Criada em 2015 por Ronan Carvalho, em Goiás, a Oak nasceu com foco em camisetas estampadas, mas rapidamente ampliou seu portfólio para oferecer uma linha completa de moda masculina. Acompanhando as tendências do varejo, a marca tem apostado no fortalecimento da presença digital para crescer.
“Estamos com um site novo, mais moderno e funcional, que reforça a experiência da marca e facilita o acesso dos clientes aos nossos produtos”, informa o empresário. Hoje, a Oak já soma 13 unidades físicas em cinco estados do Brasil e planeja abrir sua primeira loja internacional, em Orlando, nos Estados Unidos.
Sempre atenta às movimentações do setor, como as tendências de cor, modelagem e comportamento de consumo, a marca adapta essas influências ao seu conceito principal: estilo com autenticidade, simplicidade e sofisticação.
“A OAK desenvolve peças autorais com design clean e atemporal, focando na exclusividade e qualidade. Nosso foco é vender o básico, mas o básico bem feito, com a cara da OAK. Estamos fortalecendo nossa presença digital com comunicação transparente e conteúdos que destacam o valor e a identidade da marca, sempre alinhados ao nosso conceito”, destaca.
Ronan ressalta ainda que a experiência do cliente, tanto no digital quanto no físico, é um dos diferenciais mais valorizados pela marca. Mesmo em um cenário cada vez mais online, o atendimento presencial continua sendo essencial para criar conexão com o consumidor.
Em 2023, a Oak registrou mais de R$ 16 milhões em faturamento e projeta um crescimento de 16% para 2025. “Por isso, nossas lojas são climatizadas, acolhedoras, com café, brindes e um time preparado para oferecer uma experiência completa. O objetivo é encantar o cliente, e também apresentar outros produtos além do que ele procurava, contribuindo para um ticket médio maior e uma conexão mais forte com a marca”, afirma Ronan.
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LETÍCIA VICTÓRIA DA SILVA PEREIRA
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