Moda masculina em transformação: como o digital e a identidade definem os rumos do setor

Presença online, autenticidade e consumo com propósito moldam as estratégias das marcas

LETICIA VICTORIA DA SILVA PEREIRA
11/06/2025 15h52 - Atualizado há 1 mês

Moda masculina em transformação: como o digital e a identidade definem os rumos do setor
Créditos: Freepik

No Brasil, o mercado da moda é amplamente movimentado por micro, pequenas e médias empresas. Segundo dados do Sebrae, elas representam cerca de 97,5% dos quase 1,9 milhão de CNPJs ativos no setor. Já o faturamento da indústria têxtil e de confecção brasileira ultrapassou os R$ 193 bilhões em 2022, conforme levantamento da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

Nesse cenário de expansão, impulsionado pelo avanço tecnológico, a moda masculina tem passado por mudanças significativas. O CEO da marca Oak, Ronan Carvalho, destaca que o ambiente digital tem sido peça-chave para esse crescimento, especialmente com a força das redes sociais.

“O comportamento do consumidor mudou: ele busca praticidade, identidade e conexão com a marca. Além disso, ele tem buscado mais identidade e propósito ao se vestir. A moda exagerada perdeu espaço para um estilo mais minimalista, com peças clean, duráveis e que transmitam autenticidade. Cores mais sóbrias, como tons terrosos e fechados, têm ganhado destaque, pois combinam com essa proposta mais elegante e discreta”, analisa.

De acordo com o executivo, as marcas que se destacam hoje são aquelas que sabem se adaptar, inovar com originalidade e se posicionar estrategicamente no ambiente digital.

“Ter uma boa comunicação, produzir conteúdos relevantes e manter um posicionamento claro faz toda a diferença. Entender bem o público e falar diretamente com ele, sem tentar agradar todo mundo, é um grande diferencial. Enquanto algumas marcas ficaram presas ao passado, outras evoluíram, acompanharam as mudanças do comportamento do consumidor e souberam usar o digital a seu favor”, detalha.

Oak aposta em estilo clean e expansão digital

Criada em 2015 por Ronan Carvalho, em Goiás, a Oak nasceu com foco em camisetas estampadas, mas rapidamente ampliou seu portfólio para oferecer uma linha completa de moda masculina. Acompanhando as tendências do varejo, a marca tem apostado no fortalecimento da presença digital para crescer.

“Estamos com um site novo, mais moderno e funcional, que reforça a experiência da marca e facilita o acesso dos clientes aos nossos produtos”, informa o empresário. Hoje, a Oak já soma 13 unidades físicas em cinco estados do Brasil e planeja abrir sua primeira loja internacional, em Orlando, nos Estados Unidos.

Sempre atenta às movimentações do setor, como as tendências de cor, modelagem e comportamento de consumo, a marca adapta essas influências ao seu conceito principal: estilo com autenticidade, simplicidade e sofisticação.

“A OAK desenvolve peças autorais com design clean e atemporal, focando na exclusividade e qualidade. Nosso foco é vender o básico, mas o básico bem feito, com a cara da OAK. Estamos fortalecendo nossa presença digital com comunicação transparente e conteúdos que destacam o valor e a identidade da marca, sempre alinhados ao nosso conceito”, destaca.

Ronan ressalta ainda que a experiência do cliente, tanto no digital quanto no físico, é um dos diferenciais mais valorizados pela marca. Mesmo em um cenário cada vez mais online, o atendimento presencial continua sendo essencial para criar conexão com o consumidor.

Em 2023, a Oak registrou mais de R$ 16 milhões em faturamento e projeta um crescimento de 16% para 2025. “Por isso, nossas lojas são climatizadas, acolhedoras, com café, brindes e um time preparado para oferecer uma experiência completa. O objetivo é encantar o cliente, e também apresentar outros produtos além do que ele procurava, contribuindo para um ticket médio maior e uma conexão mais forte com a marca”, afirma Ronan.


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