maquie&crie, realizado pela Muda Cultural e patrocinado pelo Grupo Boticário, acontece até junho e espera formar 250 jovens em maquiagem artística

3ª edição do projeto acontece nas cidades de Varginha (MG) e São José dos Pinhais (PR) e realiza formação gratuita com estudantes e professores da rede pública

THAíS BITTENCOURT
11/06/2025 11h26 - Atualizado há 1 mês

maquie&crie, realizado pela Muda Cultural e patrocinado pelo Grupo Boticário, acontece até junho e espera
Foto divulgação Muda Cultural

Com foco em introduzir jovens ao universo artístico-cultural por meio da maquiagem artística, cênica e social, a Muda Cultural, empresa especializada na criação de estratégias, gestão de incentivos fiscais e realização de projetos, anuncia a 3ª edição do maquie&crie, curso formativo nas áreas de maquiagem cênica e figurino que pretende estimular cerca de 250 jovens a ingressarem nesse mercado. As duas primeiras edições do projeto foram realizadas em 2023 e 2024 e levaram conhecimentos de maquiagem artística, figurino, empreendedorismo, cultura, economia criativa e artes cênicas a mais de mil jovens.

Com patrocínio do Grupo Boticário e coordenação pedagógica da maquiadora e caracterizadora de personagens, Tiça Camargo, o projeto - viabilizado pela Lei Rouanet - apresenta diferentes possibilidades de expressar a criatividade artística no âmbito profissional, seja no cinema, teatro, desfile, em musicais e festas temáticas

De abril a junho, a iniciativa oferece oficinas e palestras nas cidades de São José dos Pinhais, no Paraná, e Varginha, em Minas Gerais, em escolas e instituições parceiras. “Para a Muda Cultural, é fundamental idealizar e realizar projetos que ampliem as experiências artísticas e culturais dos jovens, promovendo o autoconhecimento, a valorização das características individuais, o exercício da cidadania e a abertura de horizontes profissionais que contribuam para um futuro mais promissor. O reconhecimento do maquie&crie não apenas ensina, mas também apresenta caminhos dentro da economia criativa e do mercado cultural”, comenta Ítalo Azevedo, sócio-fundador e diretor-geral da agência.

Além das oficinas e palestras, o projeto propõe saídas pedagógicas a espaços culturais da região, reforçando o caráter educativo do projeto ao promover cidadania, acesso à cidade e ampliação de repertório cultural. Também será destinado uma bolsa-auxílio mensal para participantes de São José dos Pinhais (PR).


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THAÍS BITTENCOURT JACINTO
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