Febraban Tech 2025 - CPQD apresenta solução antifraude Ynio, que combina IA e análise de dados para enfrentar os desafios do setor financeiro

Recursos avançados da solução serão abordados em podcast que irá discutir o dilema: como combater as fraudes cada vez mais complexas sem comprometer a experiência do usuário?

PIMENTA COMUNICAçãO
10/06/2025 10h16 - Atualizado há 3 semanas

Febraban Tech 2025 - CPQD apresenta solução antifraude Ynio, que combina IA e análise de dados para enfrentar
CPQD

Campinas, 10 de junho de 2025 - As fraudes no setor financeiro estão cada vez mais sofisticadas e o enorme volume de dados nessa área torna o combate das ameaças um desafio ainda maior. Ao mesmo tempo, é preciso atender ao desejo dos clientes que buscam uma experiência digital fluida - além de mais segura. Como resolver esse dilema enfrentado por bancos e instituições financeiras, equilibrando proteção robusta com agilidade e facilidade de uso? A resposta, segundo o CPQD, está na aplicação estratégica da Inteligência Artificial e de soluções robustas orientadas por dados - como é o caso de sua plataforma antifraude Ynio.

“A maior digitalização do setor financeiro abriu novas portas para a inovação, mas também ampliou significativamente a superfície de ataque para os fraudadores. Hoje lidamos com um volume imenso de dados, de transações, cadastros, comportamentos de navegação, dispositivos e interações, que precisam ser processados e analisados em tempo real de modo a permitir prever e detectar fraudes”, explica Andrea de Campos Oliveira, gerente da área de Soluções de Prevenção a Fraude do CPQD. “A IA é a ferramenta essencial que nos permite navegar nesse oceano de informações, identificando padrões sutis e anomalias que seriam impossíveis de rastrear manualmente, garantindo uma defesa mais proativa e eficiente”, acrescenta.

Andrea destaca que é exatamente essa inteligência que impulsiona a Ynio, plataforma de combate à fraude do CPQD. Desenvolvida para operar em tempo real, a solução utiliza algoritmos avançados de IA para analisar o comportamento de usuários, transações e interações em milissegundos. “Um dos grandes diferenciais da Ynio é sua capacidade de aprendizado contínuo. Na medida em que novos e mais sofisticados padrões de fraude surgem no mercado, a plataforma não só os detecta como evolui sua própria capacidade de reconhecimento, mantendo-se sempre à frente dos criminosos”, ressalta Andrea. 

“Outro recurso importante da solução é sua habilidade de correlacionar informações de diversas fontes, do comportamento em aplicativos e Pix, até dados de cadastro e dispositivos, para criar um perfil de risco preciso. Isso permite identificar fraudes complexas, como as que envolvem engenharia social ou roubo de identidade, com mínima interferência na experiência do cliente legítimo”, completa a especialista. Dessa forma, a Ynio alinha-se à necessidade de oferecer ao usuário uma experiência fluida - ao minimizar falsos positivos, o sistema garante que transações legítimas ocorram sem atritos desnecessários.

Mais informações sobre a plataforma antifraude do CPQD estão disponíveis em https://materiais.cpqd.com.br/ynio-2025

A aplicação de Inteligência Artificial e análise de dados na prevenção e combate a fraudes será o tema de um podcast durante o Febraban Tech 2025, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do setor financeiro que acontece entre os dias 10 e 12 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Programado para o dia 10, às 14h40 (horário de Brasília), o podcast tem duração prevista de 40 minutos e contará com a participação de Andrea Oliveira e de Rafael Batistella, diretor de Produtos de Software do CPQD


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO HENRIQUE DE CARVALHO CASSIANO
[email protected]


Notícias Relacionadas »