Taubaté, SP – Em um cenário onde 76% dos brasileiros preferem resolver questões com o governo por meio digital, segundo pesquisa do DataSenado, Taubaté se destaca como uma das cidades que mais avançam na transformação digital da administração pública. Nesta segunda-feira (2), o município foi citado como referência nacional nas ações integradas ao Gov.br, plataforma centralizada de serviços públicos do Governo Federal, consolidando-se como exemplo de inovação e eficiência.
Lançado em 2019, o Gov.br foi criado com o objetivo de simplificar o acesso da população aos serviços públicos, reunindo em um só ambiente digital mais de 4 mil serviços e funcionalidades. Desenvolvida e mantida pelo Serpro, a plataforma atende hoje mais de 132 milhões de brasileiros. A iniciativa tem sido um dos pilares da estratégia nacional de governo digital, contribuindo para que o Brasil alcance a segunda colocação no ranking global de maturidade digital do Banco Mundial — o GovTech Maturity Index (GTMI) —, atrás apenas da Coreia do Sul.
A adesão ativa de Taubaté ao Gov.br reforça o papel estratégico da cidade na modernização da gestão pública. A digitalização dos processos administrativos vem permitindo mais agilidade no atendimento ao cidadão, transparência nas ações governamentais e maior segurança da informação. Além disso, impulsiona a competitividade local, ao oferecer um ambiente mais eficiente e digital para empreendedores, investidores e empresas.
“Com essa referência, Taubaté se posiciona estrategicamente para elevar seu índice de maturidade digital, fortalecendo o ecossistema de inovação e GovTech no Brasil”, afirma Danilo Velloso, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo do município. “A iniciativa reforça nosso compromisso com a eficiência administrativa e a aproximação entre governo e sociedade.”
O avanço digital de Taubaté também reflete diretamente na jornada do cidadão. A possibilidade de acessar serviços essenciais de forma ágil e sem sair de casa transforma a relação entre população e poder público. Entre os serviços mais utilizados estão a emissão de documentos, acesso a benefícios sociais, agendamentos e informações fiscais, agora acessíveis com poucos cliques.
“Precisamos correr para trazer competitividade ao município frente a outros, colocando Taubaté na pauta dos grandes investimentos e facilitando a vida do cidadão no acesso aos serviços públicos”, completa o prefeito Sergio Victor.
Com essa conquista, Taubaté consolida sua posição como cidade modelo em transformação digital, inspirando outros municípios e contribuindo para o fortalecimento de uma gestão pública mais moderna, inclusiva e conectada.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCELLA FERNANDES IZZO
[email protected]