O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho no Brasil, promete movimentar a economia em 2025, com expectativas otimistas: segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a projeção de vendas para a data é de R$ 2,59 bilhões, um crescimento de 5,6% em relação ao ano anterior.
De acordo com levantamento do Instituto Fecomércio, o ticket médio por consumidor para o Dia dos Namorados deve atingir R$ 236,90, representando um aumento expressivo de 50,6% em comparação a 2023. Esse valor representa o gasto médio estimado por pessoa que pretende presentear na data. Além disso, 68% dos entrevistados afirmaram que devem realizar suas compras em lojas online, reforçando a mudança nos hábitos de consumo e a preferência por conveniência, praticidade e experiências mais personalizadas..
Em meio a esse cenário aquecido, a Venda Direta é uma excelente oportunidade para empreendedores impulsionarem seus resultados no Dia dos Namorados. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) , o setor movimentou 50 bilhões em 2024, com crescimento de 6,3%. A modalidade segue se reinventando no Brasil por meio da digitalização de catálogos, adoção de plataformas de e-commerce personalizadas, uso de redes sociais como canal de vendas e relacionamento, e capacitação online de revendedores.
Esses avanços fortalecem a atuação dos empreendedores, ampliam o alcance das marcas e aproximam os produtos do consumidor final. O Brasil lidera o setor na América Latina e ocupa a 7ª posição no ranking global, com forte potencial de crescimento estimulado pela inovação constante.
Estratégias para data
A importância das campanhas temáticas também é ressaltada por grandes marcas do setor. Para a campanha global do Dia dos Namorados deste ano, a Royal Prestige® - marca especializada em panelas e utensílios culinários de alta performance - está trabalhando o conceito do ‘match perfeito’ nas redes sociais. “Estamos reforçando como nossos produtos se integram à rotina dos casais. Buscamos evidenciar atributos como durabilidade, confiança e estabilidade, especialmente por meio da linha Royal Prestige, que oferece até 50 anos de garantia limitada - um diferencial que permite acompanhar os casais ao longo de várias gerações”, comenta Cinthia Helena, Diretora de Marketing da Royal Prestige® no Brasil.
Empreendedor sabe o que fazer
Conhecer profundamente o público-alvo é um grande diferencial competitivo. Investir em ações que aproximam o cliente do produto, como brindes personalizados, pode gerar ótimos resultados. Outra vantagem é compreender as preferências dos consumidores e oferecer um atendimento diferenciado, o que fortalece os laços e promove maior fidelização. Ações simples, como distribuir pequenos mimos, não só reforçam o relacionamento com os clientes, mas também atraem novos consumidores em busca de um atendimento único e personalizado.
Outra estratégia eficaz para vender mais é oferecer conjuntos de produtos com diferentes faixas de preço, facilitando a escolha e agregando valor à compra. Gerson destaca que manter um estoque variado e bem planejado amplia as possibilidades de venda: quanto mais opções, maiores as chances de atender às necessidades dos clientes, desde lembrancinhas acessíveis até presentes mais sofisticados. A força da marca, aliada à variedade, impulsiona as vendas e garante que cada cliente encontre o presente ideal.
Online que aproxima
No universo das vendas diretas, o marketing digital é um grande aliado. As redes sociais, como Instagram e WhatsApp, são ferramentas essenciais para divulgar produtos e criar campanhas temáticas. Gerson utiliza o Instagram para mostrar seu trabalho de forma visual e atrativa, com fotos, vídeos e reels que destacam os detalhes dos produtos em datas comemorativas, atraindo novos seguidores. Já no WhatsApp, o atendimento é mais direto e personalizado, permitindo divulgar novidades, promoções e fechar vendas de forma rápida e eficiente.
Imagem Freepik
Para empreendedores que desejam aproveitar o Dia dos Namorados, investir em estratégias de venda direta pode ser o diferencial para aumentar o faturamento, conquistar novos clientes e fortalecer a marca no mercado. Confira abaixo algumas dicas da ABEVD:
7 dicas para ampliar suas vendas no Dia dos Namorados:
SOBRE A ABEVD
Criada em 1980, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais. Acesse: www.abevd.org.br. A venda direta é um sistema de comercialização de produtos ou serviços, por meio do relacionamento ou influência entre empreendedores independentes e seus clientes, de forma presencial e/ou digital, fora de um estabelecimento comercial fixo. A ABEVD também compõe a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo. E pelo 4º ano consecutivo, a ABEVD foi reconhecida com o Platinum Status, considerado como o mais alto nível e que atende todos os parâmetros de governança para uma associação. Atualmente, cerca de 3,5 milhões de empreendedores independentes atuam em diferentes categorias, como produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros. A ABEVD hoje conta com cerca de 50 associadas, como: Avon, Cacau Show, DeMillus, Herbalife, Hinode Group, Jequiti, Mahogany, Mary Kay, Natura, Pormade Portas, Produce, Tupperware, Yakult etc. Todas as empresas associadas à ABEVD passam por uma rígida análise em seu plano de negócio, oferecendo um maior nível de proteção ao consumidor e empreendedor independente. Confira as empresas associadas: www.abevd.org.brempresas-associadas/
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ESTER CIRILLO JACOPETTI
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