Dia dos Namorados deve impulsionar vendas de PMEs no digital: foco em presentes, serviços e redes sociais

Lojistas que utilizam as plataformas Tray e Bagy, da LWSA, movimentaram R$ 1,96 milhão em vendas na data em 2024

COMUNICAçãO LWSA
10/06/2025 12h34 - Atualizado há 1 mês

Dia dos Namorados deve impulsionar vendas de PMEs no digital: foco em presentes, serviços e redes sociais
Foto: Freepik

O Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, segue como uma das datas mais relevantes para o varejo, especialmente para os pequenos e médios empreendedores digitais. De presentes clássicos como roupas e jóias, até experiências e serviços como estética,  gastronomia e lazer, a data é uma oportunidade estratégica para quem vende online.

Em 2024, o volume total de vendas gerado por lojistas que utilizam as plataformas Tray e Bagy,  ambas soluções da LWSA chegou a R$1,96 milhão durante os meses de maio e junho. Os produtos mais vendidos foram joias, celulares e acessórios, eletroeletrônicos, roupas e calçados, além de serviços de estética e beleza.

Neste ano, mesmo com uma leve queda na intenção de compra, estimada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa é de que a data movimente R$22 bilhões, com 93 milhões de consumidores indo às compras. A média de valor por presente será de R$238, com destaque para roupas (38%), cosméticos (34%), calçados (20%) e jantares românticos. Os casados aparecem no topo da lista dos presenteadores (58%), seguidos por namorados (34%).

Lojista deve apostar em promoções

Além das lojas próprias, marketplaces e redes sociais, o lojista conta com o reforço de novas vitrines digitais como o TikTok Shop, que estreou no Brasil recentemente com um público de 110 milhões de usuários, e se tornou uma poderosa alternativa para ampliar a exposição e conversão de vendas. A funcionalidade permite que produtos sejam vendidos diretamente em vídeos e transmissões ao vivo, mesclando conteúdo e consumo em uma experiência fluida.

“O Dia dos Namorados é uma das datas mais emocionais do ano e isso reflete diretamente na intenção de compra. É o momento para o lojista apostar na criatividade e oferecer, além de produtos, uma boa experiência para o cliente, com kits criativos, parcerias com prestadores de serviços, campanhas segmentadas e frete grátis. E, neste ano, ainda temos como explorar novas frentes como o TikTok Shop, que hoje é um importante canal de descoberta e conversão para o e-commerce”, afirma Thiago Mazeto, diretor da Tray.

Dicas para vender mais no Dia dos Namorados:

Explore o TikTok Shop e marketplaces para escalar sua marca
Além da loja própria, expanda sua atuação com a integração em canais como TikTok Shop, Mercado Livre, Shopee e Amazon, disponíveis nas plataformas Tray e Bagy. A presença multicanal ajuda a aumentar o alcance e as chances de conversão, principalmente em datas comemorativas.

Crie kits românticos com produtos complementares
Agrupe itens que funcionem bem juntos — como joias + chocolates, camisetas + perfumes, cosméticos + serviços com descontos especiais. Ofertas sazonais personalizadas têm alta aceitação emocional.

Use live shop e vídeos curtos para mostrar o valor do produto
No TikTok e Instagram, faça lives mostrando opções de presente, explicando o diferencial dos produtos ou até mesmo mostrando os bastidores da produção. Segundo dados do setor, consumidores tendem a confiar mais em marcas que mostram bastidores e interagem com o público.

Ative campanhas com tráfego pago e e-mail marketing
Use públicos segmentados no Facebook Ads, Google e TikTok para promover ofertas de Dia dos Namorados. Combine isso com automações de e-mail para carrinhos abandonados, ofertas-relâmpago e cupons personalizados.

Ofereça formas de pagamento que aumentem a conversão
O PIX e o cartão de crédito são os métodos com maior taxa de conversão no checkout, com cerca de 90% e 70% respectivamente. Quanto mais métodos de pagamento disponíveis, maior a flexibilidade para o consumidor fechar a compra.

Prepare sua loja e operação com antecedência
Atualize fotos, descrições e estoques, e utilize recursos de ERP e automação disponíveis nas plataformas de e-commerce para integrar canais, organizar logística, emitir etiquetas de envio e gerar notas fiscais com agilidade.

Venda serviços e experiências
Negócios de estética, beleza, gastronomia e fotografia podem criar combos ou vouchers para presentear. Com a ajuda da Bagy, por exemplo, é possível oferecer serviços com agendamento integrado e pagamento antecipado via loja online.

Sobre a LWSA
A LWSA é um ecossistema de marcas integradas que oferece soluções digitais completas e modulares para empresas de todos os tamanhos. Nós fornecemos um amplo portfólio de produtos e serviços que auxiliam empreendedores desde o início de sua presença online até o aprimoramento do relacionamento com os clientes. Além disso, oferecemos soluções nas áreas de Commerce, Gestão e ERP, Serviços Financeiros e Presença Digital, tudo de forma integrada. 
Nosso foco é fornecer resultados mensuráveis e promover o crescimento sustentável para nossos clientes. Com uma equipe altamente capacitada e uma abordagem personalizada, estamos comprometidos em trazer a melhor solução para atender às necessidades exclusivas de cada negócio. Para mais informações, acesse.


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RICHARD JOSE SELESTRINO
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