Explosão de Panfletos! Como a panfletagem física virou ouro em plena era digital

Empresas reinvestem em distribuição de panfletos após alta no ROI e retomada da economia

STRENGER COREGE
10/06/2025 09h23 - Atualizado há 1 mês

Explosão de Panfletos! Como a panfletagem física virou ouro em plena era digital
Canva

No primeiro trimestre de 2025, empresas que atuam com panfletagem registraram aumento expressivo na demanda pelos seus serviços, indicando uma retomada significativa do marketing offline dentro das estratégias de divulgação empresarial.

Analistas destacam que o crescimento da economia brasileira em 2024 (3,5%) e a projeção de expansão de 2,4% para 2025 impulsionaram investimentos em ferramentas de baixo custo e alta visibilidade, como a distribuição de panfletos. Esse cenário reforça a reputação da panfletagem como alternativa eficaz frente à publicidade digital, apesar das transformações no setor.

No entanto, o CEO da Empresa de Panfletagem - Expo Distribuição, Matheus Ferreira, aponta que o sucesso depende de planejamento: “É fundamental integrar QR Codes nos panfletos e mapear corretamente o público‑alvo para maximizar o retorno sobre investimento, alinhando a estratégia física com dados de performance”, afirma. Ferreira também recomenda a definição de roteiros geográficos com base em perfis demográficos e estabelece que equipes devem estar devidamente treinadas para abordar o público de forma clara e amigável.

Especialistas em marketing físico explicam que a chamada “panfletagem 2.0” une o tradicional impresso com elementos digitais, como rastreamento por QR Code e links personalizados, permitindo às empresas mensurar com precisão taxa de conversão e engajamento.

Em periferias de São Paulo, empresas de panfletagem apontam um protagonismo do marketing local popular, visto que pequenos negócios vêm captando clientes a partir de estratégias territoriais bem definidas. A abordagem regionalizada também reduz custos e amplia o impacto junto ao público-alvo.

Levantamentos de mercado afirmam que a integração entre folheto impresso e feed digital está gerando resultados mensuráveis, com taxas de resposta até dez vezes maiores do que as esperadas por campanhas puramente online. Tal constatação reforça que a tangibilidade do material favorece a retenção da marca pelo consumidor.

Além disso, postos de promoção jurídica e regulamentação municipal alertam para a necessidade de licenças em ações nas ruas embora a panfletagem porta‑a‑porta ainda seja permitida em áreas residenciais, desde que haja conformidade com leis locais.

Por fim, o repentino reforço de verba no setor de distribuição de panfletos é visto como reflexo da retomada econômica mais ampla avaliada pelo FMI, que projeta crescimento médio de 2,3% em 2025, com inflação controlada e recuperação de consumo, fatores que ampliam o apetite por marketing direto.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renan Rodrigues de Souza
[email protected]


FONTE: https://expodistribuicao.com.br/
Notícias Relacionadas »