A transformação dos hábitos de consumo, impulsionada pela tecnologia, modificou profundamente a forma como as pessoas buscam e escolhem produtos no dia a dia. Esse novo cenário exige das marcas uma compreensão mais precisa do público e estratégias de engajamento que acompanhem a jornada do consumidor em múltiplas telas.
Para se ter uma ideia da dimensão dessa mudança, um estudo conduzido pelo Google revelou que 83% dos membros da Geração Z no Brasil utilizam mecanismos de busca para descobrir, explorar e ter ideias para compras e consumo de produtos. “O ambiente digital ampliou as possibilidades para que profissionais de marketing desenvolvam conexões mais relevantes com seus públicos, baseadas em dados reais de comportamento”, afirma Paulo Fernandes, Global VP Ad Sales & General Manager da Siprocal, empresa especializada em soluções para publicidade digital em múltiplos dispositivos.
Hoje, existem uma série de regulamentações relacionadas às leis de privacidade como a própria Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que limitam o acesso ao rastreio de informações de usuários e a identificação do comportamento dos mesmos dentro das plataformas. Segundo Paulo Fernandes, destaca a importância de investir em plataformas que operam com dados próprios (first-party data), permitindo segmentações mais inteligentes e respeitando a privacidade do usuário.
“Quem trabalha no mercado está acostumado a encontrar plataformas que investem constantemente no aprimoramento da coleta de dados próprios, também conhecidas como first-party data. Elas são responsáveis por ajudar marcas a entenderem mais de perto o perfil do seu consumidor baseado diretamente no seu comportamento em tempo real, o conteúdo que está consumindo e até mesmo a sua localização, por meio da geolocalização”, comenta.
A mídia programática é a chave para otimizar a entrega de conteúdo e gerar uma maior identificação com o público-alvo. Hoje, os consumidores transitam entre diferentes dispositivos ao longo do dia, a integração de conteúdos que apareçam nos seus celulares, TVs e até mesmo plataformas de streaming se tornam essenciais para manter a marca presente no dia a dia dos consumidores.
Outra dor muito comentada pelo mercado é a dificuldade em encontrar uma equipe que consiga ajudar a marca a gerar um maior engajamento do público e ainda manter e melhorar o crescimento de maneira consistente e criativa. Para este caso, a solução é: investir não apenas em uma única área e sim utilizar a expertise do setor de marketing, tecnologia e dos demais profissionais que possam agregar valor para a marca como um todo.
Afinal, com um consumidor cada vez mais exigente, seguir pela estratégia da personalização continua sendo a chave. Ele seguirá procurando interagir com conteúdos que ofereçam uma melhor qualidade e conversem diretamente com o seu perfil.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIANA ALMEIDA DE OLIVEIRA
[email protected]