Mídia programática: os principais desafios na hora de identificar o público target

Especialista da Siprocal analisa como a tecnologia e os dados próprios podem aumentar a precisão e o engajamento das campanhas digitais

JULIANA OLIVEIRA
09/06/2025 10h40 - Atualizado há 3 semanas

Mídia programática: os principais desafios na hora de identificar o público target
Freepik

A transformação dos hábitos de consumo, impulsionada pela tecnologia, modificou profundamente a forma como as pessoas buscam e escolhem produtos no dia a dia. Esse novo cenário exige das marcas uma compreensão mais precisa do público e estratégias de engajamento que acompanhem a jornada do consumidor em múltiplas telas. 

Para se ter uma ideia da dimensão dessa mudança, um estudo conduzido pelo Google revelou que 83% dos membros da Geração Z no Brasil utilizam mecanismos de busca para descobrir, explorar e ter ideias para compras e consumo de produtos. O ambiente digital ampliou as possibilidades para que profissionais de marketing desenvolvam conexões mais relevantes com seus públicos, baseadas em dados reais de comportamento”, afirma Paulo Fernandes, Global VP Ad Sales & General Manager da Siprocal, empresa especializada em soluções para publicidade digital em múltiplos dispositivos.

Hoje, existem uma série de regulamentações relacionadas às leis de privacidade como a própria Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que limitam o acesso ao rastreio de informações de usuários e a identificação do comportamento dos mesmos dentro das plataformas. Segundo Paulo Fernandes, destaca a importância de investir em plataformas que operam com dados próprios (first-party data), permitindo segmentações mais inteligentes e respeitando a privacidade do usuário.

“Quem trabalha no mercado está acostumado a encontrar plataformas que investem constantemente no aprimoramento da coleta de dados próprios, também conhecidas como first-party data. Elas são responsáveis por ajudar marcas a entenderem mais de perto o perfil do seu consumidor baseado diretamente no seu comportamento em tempo real, o conteúdo que está consumindo e até mesmo a sua localização, por meio da geolocalização”, comenta. 

A mídia programática é a chave para otimizar a entrega de conteúdo e gerar uma maior identificação com o público-alvo. Hoje, os consumidores transitam entre diferentes dispositivos ao longo do dia, a integração de conteúdos que apareçam nos seus celulares, TVs e até mesmo plataformas de streaming se tornam essenciais para manter a marca presente no dia a dia dos consumidores.

Outra dor muito comentada pelo mercado é a dificuldade em encontrar uma equipe que consiga ajudar a marca a gerar um maior engajamento do público e ainda manter e melhorar o crescimento de maneira consistente e criativa. Para este caso, a solução é: investir não apenas em uma única área e sim utilizar a expertise do setor de marketing, tecnologia e dos demais profissionais que possam agregar valor para a marca como um todo. 

Afinal, com um consumidor cada vez mais exigente, seguir pela estratégia da personalização continua sendo a chave. Ele seguirá procurando interagir com conteúdos que ofereçam uma melhor qualidade e conversem diretamente com o seu perfil. 



 

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JULIANA ALMEIDA DE OLIVEIRA
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