Maioria das PMEs considera Score PJ acima de 701 como bom, aponta pesquisa da Serasa Experian
Dados da Serasa Experian mostram que aproximadamente 76% das PMEs possuem Score PJ até 400
BRUNA LEONE
03/06/2025 09h55 - Atualizado há 18 horas
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- Para apoiar pequenas e médias empresas a entender as faixas de pontuação, composição e como melhorar suas notas, Serasa Experian possui funcionalidade gratuita e exclusiva
São Paulo, 3 de junho de 2025 – A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, realizou uma pesquisa inédita para entender a visão das PMEs sobre a pontuação do Score PJ. O estudo aponta que para 64% das PMEs a pontuação considerada boa para a reputação da sua própria empresa é a partir da faixa de 701. A pontuação do Score PJ, que varia de 0 a 1000, indica a probabilidade de uma empresa honrar seus compromissos financeiros dentro de um período de tempo. Dentro do grupo que considera o Score acima de 701 como bom, 37% apontam o intervalo ideal entre 701 e 900, e 27% notas ainda mais altas, acima de 901. Já 10% acreditam que uma boa nota para sua empresa está na faixa entre 501 e 700. Apenas 7% consideram pontuação de 301 e 500, e 4% até 300. Os dados em relação a essa visão exigente sobre o Score mostram pouca variação quando olhamos por segmentos de atuação das PMEs. O destaque está em um certo grau de tolerância dos respondentes de serviços e comércio atacadista para pontuação até 300. 6% das empresas de serviços consideram a faixa até 300 como boa para o Score PJ da sua empresa e 8% do comércio atacadista. Dados provenientes da base de pequenas e médias empresas da Serasa Experian mostram que aproximadamente 76% desse público tem o Score até 400. “Uma pontuação acima de 500 no Score PJ já amplia as chances de a empresa obter um crédito de qualidade, com uma reputação mais robusta perante as instituições financeiras. No entanto, é interessante observar que as PMEs têm uma visão exigente em relação à sua pontuação, considerando faixas acima de 701 como adequadas. Monitorar e cuidar do Score PJ é fundamental, pois a pontuação funciona como uma reputação financeira do negócio. É importante que os negócios conheçam e entendam seu Score, como acontece na pontuação pessoa física. Cerca de 84% dos consumidores já monitoram seu Score, enquanto na pessoa jurídica ainda está na faixa dos 20%. Por isso, trouxemos uma ferramenta explicativa do Score que ajuda as PMEs na compreensão de cada faixa e na visão 360º de cada nota”, explica Cleber Genero, Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian. Score dos clientes Quando o assunto é conceder crédito para outras empresas, o Score PJ passa a ser dado relevante para que o credor tome a melhor decisão. A pesquisa mostra que 75% das PMEs usam o Score PJ para avaliar novos clientes, decidir sobre vendas a prazo e evitar inadimplência. O estudo traz ainda a visão das PMEs sobre a faixa de Score que elas consideram atrativas, olhando para seus clientes. 38% dos respondentes, a maior concentração, acreditam que a faixa entre 701 e 900 reflete um perfil de cliente mais atrativo. 19% das pequenas e médias empresas optaram pela faixa acima de 901 pontos, enquanto 14% entre 501 e 700. “O Score PJ é também uma ferramenta de gestão de riscos e esses percentuais comprovam que o mercado valoriza mais o cliente que tem o score mais alto, pois as chances de sofrer um calote são menores com esse tipo de perfil. Portanto, a empresa que tem o score mais alto, aumenta suas chances de obter crédito ou comprar a prazo. Quem trabalha com venda B2B precisa olhar para isso com atenção. Avaliar a pontuação dos clientes ou parceiros comerciais permite negociar melhor, evitar perdas e manter o fluxo de caixa saudável. Por isso, é fundamental entender as faixas de pontuação e seu apetite a risco. Fatores como histórico e pontualidade de pagamentos e consultas realizadas, por exemplo, impactam no dia a dia financeiros das empresas e em seu Score.”, conclui Cleber Genero, Vice-Presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian. A consulta do Score PJ próprio pode ser feita de forma gratuita no site da Serasa Experian, disponível em www.empresas.serasaexperian.com.br/serasa-score. A classificação é baseada em critérios financeiros e comportamentais, além de considerar dados cadastrais, inclusão no Cadastro Positivo, dívidas em aberto e a relação com o mercado. Para ajudar os empreendedores a compreenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade que ajuda PMEs, dentro da interface de consulta, com acesso gratuito e intuitivo. A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento do Score – que vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, menor risco de crédito a empresa apresenta – e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. Metodologia Em agosto de 2024, foram entrevistadas 625 empresas de todos os portes, que guiaram as análises. Os segmentos analisados contemplam as áreas de serviços, comércios varejistas, indústrias e comércios atacadistas de diferentes regiões do país. Além disso, o universo da pesquisa não está diretamente relacionado à Serasa Experian. A pesquisa foi feita com empresas que já ouviram falar no Score, contemplando empreendedores que consultam esse dado com a Serasa Experian, bem como com outros birôs de crédito. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bruna Leone Romancini
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