Cibersegurança: Como proteger e impulsionar o e-commerce brasileiro

BAYIT COMUNICAçãO
04/06/2025 10h51 - Atualizado há 1 mês

Cibersegurança: Como proteger e impulsionar o e-commerce brasileiro
Foto: Lohrran Santos

O crescimento acelerado do e-commerce no Brasil, que já responde por mais de 10% do varejo nacional, trouxe oportunidades únicas, mas também desafios crescentes. Com o aumento das transações online, os ataques cibernéticos, como fraudes, vazamentos de dados e ransomware, têm se intensificado, ameaçando a confiança dos consumidores e a reputação das lojas virtuais. 

Segundo a FecomércioSP, o Brasil é o segundo país da América Latina mais visado por ataques cibernéticos, com o e-commerce sendo um dos principais alvos devido ao alto volume de dados sensíveis, como informações de pagamento e cadastros de clientes. 

Um estudo da FecomércioSP revelou que 75% das empresas de e-commerce no Brasil enfrentaram algum tipo de incidente de segurança digital em 2024, com impactos que vão desde perdas financeiras até a redução da base de clientes.

Ataques de phishing, por exemplo, cresceram 40% no último ano, explorando a confiança dos consumidores em e-mails e mensagens falsas. Além disso, a falta de conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem exposto empresas a multas que podem chegar a R$50 milhões, além de danos à reputação.

Andrea Melo, especialista em governança de TI e cibersegurança, explica que a cibersegurança é o alicerce para o sucesso sustentável do e-commerce. “Proteger os dados dos clientes não é apenas uma obrigação legal, mas uma estratégia essencial para construir confiança e fidelidade. Investir em medidas preventivas, como criptografia robusta e monitoramento contínuo, não só mitiga riscos de ataques, mas também fortalece a reputação das lojas virtuais, incentivando o crescimento das vendas.”

Para enfrentar essas ameaças, as empresas de e-commerce precisam adotar medidas robustas. Ferramentas como firewalls avançados, criptografia de ponta a ponta e monitoramento contínuo de sistemas são essenciais para bloquear acessos não autorizados. Além disso, a criação de planos de continuidade de negócios ajuda a garantir que as operações sigam funcionando mesmo em cenários de crise, como ataques de ransomware, que podem paralisar sistemas por semanas. A certificação ISO 27001, que estabelece padrões internacionais para a segurança da informação

Sobre a A Melo

A Melo IT Governance Fundada com o propósito de proteger empresas contra ameaças digitais, a A Melo IT Governance é especializada em cibersegurança, governança de TI e gestão de riscos. Com uma abordagem personalizada, a empresa ajuda organizações a protegerem seus dados, garantirem conformidade com regulamentações como a LGPD e ISO 27001 e manterem a continuidade de seus negócios.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
YNARA SANDRA FERREIRA MATTOS
[email protected]


FONTE: Bayit Comunicação
Notícias Relacionadas »