São Roque (SP) foi palco, nos dias 19 e 20 de maio, de uma transformação criativa promovida pelo evento Arte de Inovar com Maratona de Inovação (Edição Sustentabilidade). Realizado pelo Ministério da Cultura e Loa Produções Culturais, com patrocínio da Veolia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o evento reuniu 265 jovens da ETEC São Roque para refletir, criar e propor soluções reais para desafios ambientais inspirados em peça teatral sobre falta d’água. Seis equipes venceram a competição. As equipes vencedoras das duas sessões do evento apresentaram ideias inovadoras com potencial de gerar impacto social e ambiental. Na sessão da manhã, o primeiro lugar ficou com a solução App Defensor, uma proposta de aplicativo que alerta agricultores sobre o surgimento de pragas, reduzindo o uso de agrotóxicos e contribuindo para a saúde do solo e da população. Em segundo lugar, o projeto Carecco propôs um aplicativo de transporte sustentável com foco em veículos elétricos e biocombustíveis. Já o terceiro lugar foi da plataforma Descartex, voltada ao descarte correto de resíduos por empresas privadas, com sistema de pontuação para engajamento ambiental corporativo. À tarde, novas equipes mostraram que inovação e sustentabilidade também caminham juntas. A proposta de um aplicativo chamado Sustentability, campeão da segunda sessão, convida cidadãos a realizarem desafios sustentáveis mensais, conectando pessoas e empresas em ações ambientais contínuas. O segundo lugar ficou com o Farma Food, que sugere uma atuação contra o desperdício de alimentos e ainda incentiva o uso de sobras na produção de adubo natural. A terceira colocação foi para o Descarte Amigo, uma proposta de aplicativo que mapeia centros de coleta e torna o descarte correto mais acessível à população. “Tudo o que vimos aqui — do espetáculo à geração de ideias — conversa diretamente com o propósito da Veolia, que é a transformação ecológica. Levar conceitos de sustentabilidade de forma lúdica e acessível aos jovens, que são agentes de mudança, gera um impacto gigantesco na formação dessa nova geração. Educação ambiental não é mais opcional: ela faz parte da nossa rotina e precisa estar integrada ao nosso cotidiano. Projetos como o Arte de Inovar com Maratona de Inovação mostram, na prática, como é possível aliar cultura, inovação e responsabilidade social de forma concreta. Temos certeza de que, juntos, podemos transformar milhares de vidas e famílias em todo o Brasil”, afirmou Sara Dalcin, coordenadora de Comunicação e Social da Veolia Brasil. Cada participante recebeu certificado, kit educativo e a experiência de vivenciar um processo criativo em grupo, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e nas habilidades do futuro. Arte como ponto de partida: peça teatral lança reflexão sobre futuro da água A jornada começou com arte. No primeiro dia, os participantes assistiram ao espetáculo “Água à Vista”, da Cia. de Teatro Parafernália, uma peça ambientada no ano de 2070, quando a escassez de água é uma ameaça concreta. Com humor, emoção e provocação, o espetáculo foi o ponto de partida da experiência, despertando o senso crítico e preparando os estudantes para o desafio de inovação no dia seguinte. “A arte tem o poder de sensibilizar e despertar. Foi a faísca que acendeu a criatividade dos jovens”, destacou Andréia Nunes, coordenadora geral da Loa Produções Culturais. Mentoria, voluntariado e responsabilidade social O evento contou com a colaboração de 11 mentores, seis jurados, três representantes do ecossistema local, além do diretor do Departamento de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer da Prefeitura da Estância Turística de São Roque, Luiz Américo Liza Júnior, e do apoio de voluntários. Essa rede de apoio não só viabilizou a Maratona, como ofereceu aos jovens uma vivência próxima do mundo real da inovação e da sustentabilidade. “É gratificante ver tantos talentos locais se destacando em um ambiente que une arte, criatividade e propósito social. A participação dos voluntários mostra como a comunidade pode ser parte ativa na formação de um futuro mais consciente”, disse Wellington Sacheti, coordenador de inovação. Expansão O projeto segue agora para outras cidades, com o objetivo de impactar 2.800 jovens nos estados de São Paulo e Santa Catarina. A edição anterior passou por 13 cidades, realizou 26 eventos e envolveu mais de 5.800 participantes, provando que o investimento em cultura e educação transforma ideias em soluções e jovens em protagonistas. Mais informações e parcerias:
|
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]