Rio de Janeiro, 03 de junho de 2025 – Em linha com seu compromisso social de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Vibra, maior distribuidora de combustíveis e plataforma multienergia do Brasil, ampliou o apoio à Associação Beneficente O Pequeno Nazareno. A nova fase da parceria permitirá atender mais 100 adolescentes e jovens, entre 12 e 23 anos, em situação de vulnerabilidade social em Manaus (AM), por meio de cursos de capacitação profissional com foco em mídias sociais e empreendedorismo, além de encaminhamento para oportunidades de estágio e emprego.
O anúncio foi feito durante o evento de lançamento do “Projeto Gente Grande – Mídias Sociais para o Empreendedorismo”, realizado na última terça-feira (03), na sede da Associação, localizada na Comunidade Colônia Aleixo Neto. A cerimônia contou com a presença de representantes da Vibra, autoridades locais e dos participantes do projeto.
A nova etapa do projeto visa preparar adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, especialmente no campo do empreendedorismo digital. A atuação da Vibra na capital amazonense se soma ao trabalho já desenvolvido em Fortaleza (CE), onde a companhia apoia o projeto, de mesmo nome, que beneficia cerca de 300 jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
“Uma das principais causas sociais da Vibra é apoiar iniciativas que contribuam para a proteção e a transformação da vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Investir na capacitação desses jovens é uma das formas mais efetivas de ampliar oportunidades, fortalecer a rede de proteção e prevenir a violência sexual que atinge de forma alarmante nossas crianças e adolescentes”, afirmou Ernesto Pousada, CEO da Vibra.
De acordo com o representante da ONG O Pequeno Nazareno - Manaus, Tommaso Lombardi, o projeto foi pensado para atender uma demanda real das periferias: a necessidade de fortalecer pequenos negócios e gerar oportunidades a partir da comunicação digital. “A gente sabe o quanto é difícil empreender nas margens da cidade, onde faltam recursos, visibilidade e apoio. A ideia do projeto é justamente oferecer ferramentas práticas, orientação e espaço para que esses empreendedores possam crescer e se conectar com mais pessoas. Ter a Vibra como parceira nessa caminhada é fundamental. Essa união mostra que é possível, sim, fazer diferente quando há compromisso com o desenvolvimento social e com quem está na base”, declarou.
A cada hora, oito crianças ou adolescentes são vítimas de violência sexual no Brasil (Anuário Brasileiro de Segurança Pública – 2024), mas apenas 8,5% desses casos são denunciados (IPEA – 2023). Além disso, levantamento da Polícia Rodoviária Federal identificou mais de 17 mil pontos vulneráveis à exploração sexual infantojuvenil em rodovias federais (Mapear 2023/2024). “Precisamos mudar essa triste realidade e denunciar os casos de violência sexual de crianças e adolescentes por meio de canais como o Disque 100”, reforçou Pousada.
Apoio regional ao Movimento Violência Sexual Zero
Após o lançamento do projeto, a Vibra promoveu uma reunião com representantes de empresas, instituições locais e organizações da sociedade civil, em Manaus, para apresentar e ampliar o engajamento no Movimento Violência Sexual Zero, uma iniciativa de alcance nacional voltada à prevenção e ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Com o apoio da Vibra, o Movimento reúne empresas e organizações da sociedade civil como o Grupo Mulheres do Brasil, a Childhood Brasil e o Instituto Liberta. A proposta é fomentar uma atuação articulada entre o setor privado e a sociedade civil para atuar em rede, promovendo informação qualificada, mobilização de lideranças e implementação de práticas efetivas de proteção nos ambientes corporativos.
Lançado em março, o Movimento Violência Sexual Zero já conta com a adesão de mais de 150 empresas e 550 postos de combustíveis em todo o país. Em maio, essas organizações promoveram campanhas de sensibilização que impactaram diretamente mais de 1 milhão de colaboradores, evidenciando o papel transformador que o setor privado pode, e deve, exercer na proteção da infância e adolescência. Empresas interessadas em fazer parte dessa mobilização nacional podem aderir ao Movimento clicando aqui.
Sobre a Vibra
Líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, a Vibra é hoje uma plataforma multienergia que oferece soluções além dos combustíveis tradicionais, atendendo às necessidades energéticas de seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 7 bilhões em projetos de transição energética, visando um portfólio de soluções renováveis e descarbonização. Fazem parte do ecossistema da Vibra a Comerc, a Evolua e a EzVolt.
No mercado automotivo, a Vibra detém a licença da marca Petrobras, operando uma rede com cerca de 8 mil postos de combustíveis em todo o país, incluindo as franquias BR Mania e Lubrax+. Com presença em todas as regiões, atende mais de 30 milhões de consumidores por mês e detém 31% de participação no mercado de postos embandeirados. A empresa também abastece mais de 10,4 mil clientes em 30 mil pontos de consumo, em setores como aviação, transporte, indústria, mineração, químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, é responsável pelo abastecimento de 6 em cada 10 aeronaves, em mais de 90 aeroportos. Referência em lubrificantes, a Vibra possui a maior planta da América Latina e é reconhecida nacionalmente pela marca Lubrax. Como parte de sua estratégia ESG, a empresa incorporou o combate à violência sexual de crianças e adolescentes como uma causa prioritária, consolidando esse compromisso como um dos pilares da sua atuação. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.
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BRUNELA ALVES RIBEIRO
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