Semana Mundial do Brincar destaca a importância do brincar no desenvolvimento infantil

Entre os dias 24 de maio e 1 º de junho, mobilização internacional convida a comunidade escolar a refletir sobre a relevância do tempo dedicado a atividades lúdicas, que contribuem para a formação de crianças mais seguras, criativas e empáticas

VICTóRIA GORSKI
29/05/2025 16h11 - Atualizado há 2 dias

Semana Mundial do Brincar destaca a importância do brincar no desenvolvimento infantil
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Realizada anualmente, a Semana Mundial do Brincar é uma mobilização internacional que defende o brincar como direito fundamental e um aspecto essencial para desenvolvimento integral das crianças. A iniciativa, promovida pela Aliança da Infância, convida famílias, educadores e instituições a refletirem sobre a importância do tempo dedicado a atividades lúdicas e interações que fortalecem vínculos afetivos, estimulam a criatividade e promovem o bem-estar das crianças.  

Além da diversão, atividades como essas ajudam no desenvolvimento das crianças, de acordo com Clarissa Lima, assessora pedagógica da Plataforma Amplia. “A ciência do desenvolvimento humano comprova que o brincar estimula múltiplas áreas do cérebro e fortalece habilidades cognitivas, emocionais, motoras e sociais. Essa ação é, portanto, uma prática potente e integradora”, afirma. “A brincadeira promove a formação de crianças mais seguras, criativas e empáticas”, acrescenta.


A especialista explica que segundo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) os elementos fundamentais do currículo da Educação Infantil devem ser justamente a interação e a brincadeira, e isso também se estende como princípio educativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. “O brincar é, portanto, um modo legítimo de aprender, não um oposto da aprendizagem, mas um caminho para ela. Pode acontecer no quintal, na sala de casa, no trajeto até a escola, com objetos do cotidiano ou com o próprio corpo”, indica Clarissa.  

Ela reforça que escolas podem integrar atividades lúdicas no currículo pedagógico sem comprometer o processo de ensino e aprendizagem. Jogos de regras para desenvolver noções matemáticas, brincadeiras de faz-de-conta para trabalhar habilidades de linguagem, ou, ainda, brincadeiras cooperativas para fortalecer competências socioemocionais são exemplos de práticas pedagógicas que propõem brincadeiras O aprendizado lúdico transforma a escola em um espaço mais significativo para as crianças. Ele potencializa a curiosidade, a imaginação e a motivação para aprender.

Live sobre a importância do brincar
Durante a semana da campanha, a Plataforma Amplia fará uma live especial no Instagram com foco nessa temática. Marcado para os dias 28 e 30 de maio, às 18h00, com a participação de escolas parceiras, o encontro on-line visa discutir a importância do brincar na escola e compartilhar boas práticas pedagógicas que colocam o brincar no centro da experiência educativa.
A proposta é visibilizar experiências inspiradoras que mostram como o brincar está presente nos planejamentos e nas práticas cotidianas, além de proporcionar uma oportunidade de escuta, troca e valorização do trabalho das escolas que reconhecem a potência do brincar como direito e como estratégia de aprendizagem. Para acompanhar, acesse o Instagram @ampliaplataforma.

Sobre a Plataforma Amplia: Criada em 2014, a Plataforma Amplia é um sistema de ensino para educação básica que oferece uma solução total, integrada e de alta qualidade da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. O conceito de plataforma de ensino integrada traz um currículo completo que inclui habilidades acadêmicas e socioemocionais, além do trabalho com a cidadania e o uso de tecnologia educacional a favor do aprendizado. Atualmente, o sistema possui mais de 480 escolas parceiras, o que representa mais de 185 mil alunos utilizando a plataforma e mais de 3.500 professores integrados na rede.
 

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MARIA VICTORIA GORSKI VIEIRA BARBOSA
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