Petrolina lança plataforma que garante o monitoramento da satisfação do cidadão

Mais de 4 mil cidadãos já foram ouvidos por meio da iniciativa "Voz de Petrolina", que fortalece a gestão participativa e orienta decisões com base em dados

NB PRESS
29/05/2025 18h37 - Atualizado há 1 dia

Petrolina lança plataforma que garante o monitoramento da satisfação do cidadão
Divulgação

A Prefeitura de Petrolina, no sertão pernambucano, deu um passo importante rumo a uma gestão mais participativa, eficiente e orientada por dados com a implantação da plataforma digital Tensai, especializada em diagnóstico, monitoramento e melhoria contínua da satisfação do cidadão. A iniciativa, batizada de Voz de Petrolina, tem como objetivo ampliar os canais de escuta da população e gerar informações qualificadas para o aprimoramento contínuo dos serviços públicos, com foco inicial nas áreas de saúde e educação. As coletas de opinião são realizadas diariamente em pontos estratégicos da rede municipal, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas, Centro de Referência da Mulher, Hospital Municipal, escolas (a partir da Educação Infantil) e creches. As avaliações ocorrem em ciclos mensais e, ao longo do tempo, a iniciativa será expandida para contemplar outras áreas, como programas sociais e o setor de turismo.  

O projeto já realizou avaliações alcançando milhares de cidadãos por meio de coletas online e presenciais. “A proposta do projeto é promover uma escuta ativa e qualificada da população, com base em dados confiáveis. Com isso, conseguimos fortalecer a cultura de avaliação e tomada de decisão com foco real nas necessidades dos moradores”, destaca Emanoelton Borges, consultor do projeto da empresa Tensai. 

Na área da saúde, o projeto ouviu 1.655 usuários das 57 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Foram avaliadas questões como atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de infraestrutura, limpeza, marcação de consultas e exames, e o nível geral de satisfação da população. 

A educação foi o foco da segunda fase, com escuta ativa de 1.669 responsáveis por crianças atendidas pelo Programa  de creches do município e 661 responsáveis por estudantes das 55 escolas de tempo integral da rede municipal. As coletas foram feitas com o apoio de entrevistadores de campo e também de forma digital com disparos de formulários via WhatsApp, em uma estratégia multiplataforma que ampliou o alcance e a participação. 

Com base em todas as informações apuradas, a Prefeitura de Petrolina poderá orientar ações mais assertivas, aprimorar políticas públicas e melhor alocação de recursos, atendendo de forma mais precisa às demandas da população. "O projeto também promove maior engajamento do cidadão, que se reconhece como parte ativa na construção de uma cidade mais eficiente e acolhedora", reforça Simão Durando, Prefeito de Petrolina. 

O lançamento do projeto foi realizado no dia 23 de maio, no qual a gestão municipal apresentou a proposta à população, reforçando seu compromisso com a inovação e a participação social.  

A iniciativa segue em expansão e será implementada em outras secretarias da Prefeitura, consolidando-se como um instrumento estratégico de governança baseada em dados e modelo de gestão pública moderna e centrada no cidadão. 

 

Sobre a Tensai 

A Tensai, integrante da holding Alfa Group, é uma plataforma multicanal de coleta e análise de dados, que busca transformar a forma como pesquisas de avaliação são realizadas, melhorando a satisfação do cidadão e impulsionando decisões mais assertivas. Com uma interface intuitiva e funcionalidades avançadas, a plataforma oferece soluções integradas para atender diferentes necessidades de forma eficiente. Mais informações em: https://site.tensai.com.br/ 

 

Informações à imprensa 

NB Press Comunicação  

Tel.: 55 11 94326-8746  

E-mail: [email protected] 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
[email protected]


Notícias Relacionadas »