Museu FAMA promove curso gratuito para educadores com foco na Arte dos Povos Originários

Capacitação gratuita integra o curso "Museu Escola 2025" e será realizada neste sábado, 31 de maio, em Itu (SP)

CATHERINE TELES
30/05/2025 11h55 - Atualizado há 2 meses

Museu FAMA promove curso gratuito para educadores com foco na Arte dos Povos Originários
Divulgação
O Museu FAMA e o Museu Asas de um Sonho, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Itu, com apoio da Casa Gastronômica La Primola, promovem neste sábado (31), das 9h às 12h, o módulo "Arte dos Povos Originários", parte integrante do curso gratuito de formação e aperfeiçoamento "Museu Escola 2025".

O encontro terá como destaque a participação da Família Awapeteinju, indígenas da etnia Tupi Guarani, residentes em Itu, que trarão suas vivências e saberes ancestrais diretamente para o diálogo com os educadores presentes.


Voltado a professores, agentes culturais e demais interessados na conexão entre cultura e educação, o curso gratuito busca apresentar práticas transformadoras a partir da arte e da valorização das culturas originárias.

O módulo será ministrado pelos Prof. Dr. Emerson Ribeiro Castilho, Diretor do Programa Educativo dos Museus, e pela Prof.a Ms.a Sônia Leni Chamon, responsável pela formação pedagógica do projeto.

Estão abertas mais 15 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição. Para participar, é necessário ter mais de 16 anos. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio de formulário online. 

Sobre o curso “Museu Escola 2025”
O curso  “Museu Escola 2025” teve início em 26 de abril e está sendo realizado de forma híbrida, com 60 horas de carga horária, sendo 30 horas presenciais e 30 horas online (EaD). Com uma programação que inclui nove módulos com palestras, leituras, atividades práticas, visitas mediadas a exposições e trocas de experiências pedagógicas. Entre os temas abordados estão a arte dos povos originários,africanidades, períodos colonial e imperial, modernidade e contemporaneidade, com foco em diferentes linguagens artísticas e contextos históricos e culturais.

O projeto propõe integrar arte, educação e comunidade escolar, promovendo a formação contínua de educadores e incentivando o uso dos espaços museológicos como ferramentas de ensino. A proposta contempla diretores, coordenadores pedagógicos, professores e supervisores de ensino, fortalecendo o olhar crítico e a formação cultural dos participantes.

Mais do que uma capacitação, o curso busca valorizar os profissionais da educação e promover o acesso à cultura como instrumento de transformação social. A formação é aberta a educadores das redes estadual e privada de ensino, mas qualquer pessoa interessada na temática também pode participar.

Serviço
Museu Escola 2025 – Módulo "Arte dos Povos Originários"
Data: 31 de maio 
Horário: 09h às 12h
Local: Museu FAMA – Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Centro, Itu (SP)
Inscrições através do formulário

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CATHERINE DE OLIVEIRA LEITE TELES
catherineteles8@gmail.com


Notícias Relacionadas »