No mês em que é celebrado o Dia Continental do Seguro, Tempo destaca o crescimento do setor no país
A companhia ainda ressalta a importância da contratação consciente de seguros e apresenta uma série de dicas para escolher a melhor proteção de acordo com cada perfil e fase da vida
ADELSON JúNIOR
29/05/2025 11h32 - Atualizado há 1 dia
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São Paulo, 29 de maio de 2025 – Em celebração ao Dia Continental do Seguro, comemorado todo 14 de maio, a Tempo – líder nos segmentos de assistências, conveniências e serviços especializados, destaca o crescimento do mercado brasileiro do setor nos últimos anos e como o segmento representa um pilar de proteção financeira e bem-estar para a população. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o setor de seguros, excluindo saúde e previdência, registrou um crescimento de 10,61% nos onze primeiros meses de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, ao alcançar R$ 188,55 bilhões em arrecadação. As projeções para 2025 indicam uma continuidade dessa tendência, com expectativas de expansão em diversos ramos, desde seguros de vida e saúde até seguros de automóveis e residenciais, refletindo a busca por segurança em um cenário econômico e social em constante evolução. Para a superintendente de Sales and Growth da Tempo, Joyce Suman, “2024 foi um período em que o setor demonstrou resiliência e crescimento, impulsionado pelo avanço da conscientização da sociedade sobre a importância de mitigar riscos e proteger familiares, bens e patrimônio. A executiva ainda ressalta que a contratação de um seguro adequado às necessidades individuais é fundamental para garantir a tranquilidade em face de imprevistos, já que, para cada perfil de usuário, existe um tipo de seguro mais indicado. “Jovens podem priorizar seguros de vida com coberturas para invalidez e doenças graves, enquanto famílias com filhos podem considerar as opções voltadas para residências e automóveis com coberturas abrangentes. Investidores e empresários, por sua vez, podem necessitar de proteção patrimonial e de responsabilidade civil, explica. Uma pesquisa da Globo realizada em 2021 revelou que 72% dos entrevistados passaram a dar mais importância à segurança financeira da família após a pandemia, o que tem impulsionado a busca por seguros que ofereçam essa proteção. A chave para uma escolha assertiva reside na análise detalhada das próprias necessidades e na compreensão das diferentes opções disponíveis no mercado. Como aproveitar seu seguro Muitas apólices de seguro garantem aos signatários uma série de serviços que podem ser acionados de acordo com a necessidade do cliente e da quantidade de vezes que constam no contrato anualmente. As chamadas assistências garantem tranquilidade, conforto e comodidade em imprevistos, mesmo que o seguro não precise ser acionado em sua totalidade. “Hoje os segurados contam as mais variadas opções de assistências. São serviços como mão de obra para emergências hidráulicas e elétricas, chaveiro, vidraceiro e até baby sitter. Tudo varia de acordo com a abrangência da apólice contratada e é uma forma das companhias oferecerem valor agregado à apólice, com a disponibilização de profissionais qualificados para a resolução de alguma adversidade ou de imprevistos, garantindo ao consumidor segurança e comodidade”, esclarece Joyce. A executiva também reforça que "a contratação de seguros não deve ser vista como custo, mas sim como investimento na própria segurança e no futuro da família e do patrimônio. Em um mundo cheio de incertezas, ter a proteção adequada oferece a tranquilidade necessária para viver com mais confiança”. Dicas para a contratação de seguros: - Analise suas necessidades: identifique o que você deseja proteger (vida, saúde, bens etc.).
- Pesquise diferentes seguradoras: compare coberturas, preços e a reputação das empresas; consulte sites de defesa do consumidor e a SUSEP.
- Leia atentamente o contrato: verifique todas as cláusulas, coberturas, exclusões, prazos e valores.
- Busque o melhor custo-benefício: nem sempre o seguro mais barato é o melhor; avalie o que está incluído e a qualidade da assistência.
- Considere a assistência 24 horas: verifique os serviços oferecidos e se eles atendem às suas necessidades (guincho, chaveiro etc.).
- Não omita informações: responda ao questionário de risco com sinceridade pois informações incorretas podem invalidar a apólice.
- Esclareça todas as dúvidas: converse com o corretor ou a seguradora para entender todos os termos e condições.
- Mantenha seus dados atualizados: informe qualquer mudança de endereço, veículo ou outras informações relevantes.
- Avalie a necessidade de coberturas adicionais: personalize seu seguro de acordo com suas necessidades específicas.
- Confie em um corretor de seguros: esse profissional pode esclarecer todas as suas dúvidas e ajudá-lo a encontrar a melhor opção.
Cuidados na contração da apólice Ao iniciar o processo de contratação de um seguro, alguns cuidados são essenciais. É crucial ler atentamente todas as cláusulas do contrato, verificando as coberturas incluídas, as exclusões, os prazos de carência e os valores de franquia, se aplicável. “A solicitação de uma cópia completa da apólice antes da assinatura permite uma análise minuciosa das condições. Além disso, é importante pesquisar a reputação da seguradora, verificando sua solidez financeira e a qualidade dos serviços prestados, buscando referências e avaliações de outros clientes. A SUSEP, órgão regulador do setor, disponibiliza informações sobre as seguradoras, o que pode auxiliar nessa avaliação”, finaliza Joyce. Sobre a Tempo Com quase 30 anos de atuação no mercado brasileiro, a Tempo é a líder nacional nos segmentos de assistências, conveniências e serviços especializados. Sediada em Barueri (SP), a empresa tem como principais acionistas os fundos de private equity Carlyle / SPX e o braço de investimentos da Swiss RE. Figuram na carteira de clientes da Tempo as principais seguradoras, montadoras de veículos, bancos, financeiras e varejistas do País, que consolidam a distribuição de seus serviços por meio dos canais B2B e B2B2C. Sua capilaridade se estende por todo o território nacional com mais de 22 mil empresas parceiras que são capazes de prestar serviços e atendimento em qualquer horário e dia da semana. Com uma base de mais de 21 milhões de usuários cadastrados – que, em 2024 solicitaram cerca de 3 milhões de serviços de assistência ou de conveniência –, sua operação gera atualmente mais de 1.800 empregos diretos. Informações à imprensa | Ketchum Adelson Júnior | Tel.: 11 99853-0729 | [email protected] Marina Lourenção | Tel.: 11 98644-3647 | [email protected] Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
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