A ABRASORVETE, Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis, acaba de divulgar os resultados da pesquisa realizada entre seus associados sobre a alta temporada (setembro a março) 2024-2025, oferecendo contribuições valiosas sobre o desempenho do setor e as expectativas para o futuro. O levantamento, que contou com a participação de empresas de diversos portes, revela que a maioria das empresas (56,4%) experimentou um crescimento nas vendas em comparação com o ano anterior. "Este estudo nos fornece um panorama claro da dinâmica do setor," afirma Martin Eckhardt, presidente da ABRASORVETE. "É encorajador ver que a maioria das empresas conseguiu expandir suas vendas, o que demonstra a força e o potencial do mercado de sorvetes. Ao mesmo tempo, é fundamental que estejamos atentos aos desafios enfrentados por uma parcela dos empresários. Nossas previsões anteriores projetavam um crescimento de 5% e fomos surpreendidos com 8,5%, mesmo considerando o atual custo de oportunidade, com altas taxas de juros, como a SELIC”. Esse cenário de atenção, no entanto, não freia o otimismo e a capacidade de investimento do setor. Os levantamentos recentes da entidade indicam que os investimentos totais dos associados da ABRASORVETE na próxima alta temporada somarão aproximadamente R$ 100 milhões.
A pesquisa buscou também desenhar a fotografia do cenário da próxima alta temporada. Quando questionados sobre o tema, 61,5% dos entrevistados acreditam que será melhor que a atual, e 74,4% afirma que aumentará a produção. "O setor do sorvete está fortalecido, em expansão e, com a organização associativa, conquistou importantes vitórias nos últimos meses. Nossa expectativa é a de mantermos 5% de crescimento perene nos próximos anos para o setor, o que vem de encontro ao que foi desenhado em 2023 com a campanha “50 em 10”, que visa impulsionar o consumo de sorvetes e produtos gelados em 50% ao longo dos próximos dez anos no Brasil”, afirma Roque Dalcin, vice-presidente da ABRASORVETE.
Para o presidente da ABRASORVETE, as empresas do setor farão novos investimentos, mas o foco é atender à demanda imediata, sem um grande impulso para criar demandas futuras. "O impacto do clima em nosso setor é inegável, e as empresas precisam estar cada vez mais preparadas para lidar com as variações climáticas. O setor de sorvetes é um segmento vibrante e com grande potencial de crescimento. Os resultados desta pesquisa reforçam a importância de continuarmos trabalhando em conjunto, associações e empresas, para superar os desafios e impulsionar o desenvolvimento do setor", pondera.
TENDÊNCIA: Mercado aposta na experiência mastigável dos sorvetes
O mercado de sorvetes no Brasil está cada vez mais dinâmico e inovador. Se antes o que importava era só o sabor, agora a palavra de ordem é a textura. E a nova obsessão de amantes de sorvete de norte a sul do país são os chamados mastigáveis.
O sorvete deixa de ser apenas cremoso e vai em busca de uma experiência sensorial completa, combinando a maciez do sorvete e a crocância dos toppings, que vão de castanhas a doces e marshmallows - aqui o céu é o limite em termos de criatividade e busca por originalidade e identidade. “Pesquisas de mercado e análises do setor apontam que a busca por experiências sensoriais complexas é uma forte tendência. Dados do setor indicam que uma parte significativa dos consumidores brasileiros - chegando a dois terços em algumas sondagens - prefere sorvetes que oferecem mais de uma textura, como a combinação de cremosidade e crocância”, reforça o presidente da ABRASORVETE.
Acompanhando essa tendência de novos ingredientes e um mix inovador de sabores, o setor se reunirá na Fispal Sorvetes, a maior feira do segmento no país, que acontece em São Paulo, de 27 a 30 de maio. “Sabemos que não é só colocar qualquer coisa. A inclusão precisa complementar o sabor principal do sorvete, criando uma combinação que agrada ao paladar e surpreende. O grande desafio para quem fabrica é equalizar custos de matérias primas de qualidade com custo acessível para que o preço seja acessível ao consumidor”, reforça o presidente da entidade.
Mas o que são esses mastigáveis que estão fazendo tanto sucesso? Eles vão desde os clássicos pedacinhos de chocolate e biscoito, que nunca saem de moda, até inovações que transformam o sorvete em uma verdadeira sobremesa em camadas.
Os crocantes: Pedaços de castanhas como pistache, amêndoas e nozes, flocos de chocolate, farelos de biscoito e até cereais crocantes são os queridinhos de quem busca uma mordida extra.A tendência não se limita ao sabor. A experiência visual também conta, e muito. Sorvetes com pedaços coloridos e formatos variados são um prato cheio para as redes sociais, onde as hashtag "sorvetecrocante” já acumula publicações, impulsionando ainda mais essa moda. Então, da próxima vez que você for escolher um sorvete, que tal experimentar um com aquela textura extra? É a inovação que eleva o sabor e a experiência.
Sobre a ABRASORVETE: A Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis foi fundada em 2020 e é hoje a voz oficial do mercado de sorvetes no Brasil. Por sua representatividade nacional, tornou-se referência na consolidação de dados e informações do setor, posicionando-se como uma entidade que entende as necessidades e potencialidades dos empresários para, através da comunicação, união e cooperatividade, estar presente e atuante na defesa dos interesses de todos os atores da cadeia produtiva do sorvete e outros gelados comestíveis. Dentre os quatro principais objetivos da ABRASORVETE estão: 1) Redução da carga tributária de toda cadeia produtiva; 2) Elevação do consumo per capita de sorvetes no Brasil com projetos como a Campanha 50 em 10, lançada em 2023, cujo objetivo é ampliar em 50% o consumo do sorvete em 10 anos; 3) Valorização do produto e da indústria brasileira de sorvetes e 4) Fortalecimento e representatividade devida ao setor junto às autoridades e órgãos competentes. Saiba mais em @abrasorveteoficial.
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LAILA ABOU MAHMOUD
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