Terceirização cresce como estratégia para garantir eficiência e escalabilidade para diferentes negócios
Presente em mais de 20 países da América Latina, empresa brasileira se consolida como referência em soluções terceirizadas em TI e Telecom
26/05/2025 08h31 - Atualizado há 23 horas
Imagem: Envato
Um em cada quatro empregos formais no Brasil é terceirizado, segundo dados do Ministério do Trabalho. Em 2020, cerca de 4,3 milhões de trabalhadores atuavam nesse regime, representando aproximadamente 25% dos empregados formais no país. O modelo tem forte presença no setor de serviços, que concentra cerca de 70% desses profissionais, de acordo com análises da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do próprio Ministério. Mais que uma tendência, a terceirização de serviços se consolidou como uma estratégia importante para as empresas que buscam eficiência operacional e crescimento. É nesse cenário que a Dot a Dot, empresa fundada em 2021, vem conquistando espaço não só no Brasil, mas também na América Latina. A companhia atua principalmente em setores como varejo, tecnologia e streaming em mais de 20 países e está presente em todos os estados brasileiros, apoiada por uma rede de 4 mil parceiros locais e 240 hubs globais Cloud Accelerated (POPs). Charles Oliveira, CEO e fundador da Dot a Dot, explica que o objetivo é transformar serviços complexos de Telecom e TI em soluções simples, eficientes e integradas. “Além de contar com parceiros localizados estrategicamente em diversos países, temos mecanismos de automação que nos apoiam na tomada de decisão e nos fazem ganhar celeridade nos processos, atendendo assim às necessidades de clientes que dependem de conectividade e infraestrutura confiável”, explica. Segundo o executivo, o modelo tem ganhado força principalmente em função do alto índice de turnover no mercado corporativo. “As empresas estão buscando cada dia mais eficiência para focar no que realmente importa. A alta rotatividade não só atrapalha o funcionamento operacional, como também aumenta os custos com contratações e desligamentos”, afirma Oliveira. Além da eficiência, a possibilidade de escalabilidade sob demanda é um dos principais benefícios apontados por empresas que optam por esse modelo. “Ao terceirizar o trabalho, é possível dimensionar a equipe conforme a necessidade de cada projeto, sem gerar um custo operacional alto e, muitas vezes, desnecessário”, complementa. A inspiração para o modelo de atendimento unificado veio da observação de práticas adotadas em outros países. “A ideia de entregar tudo o que o cliente precisa em um único fornecedor nasceu de uma dessas visitas ao mercado internacional. Isso é uma tendência mundial: otimizar ao máximo a experiência do cliente”, reforça. De acordo com o CEO, terceirizar deixa de ser uma alternativa e se torna uma estratégia de crescimento quando a empresa entende o seu verdadeiro core business. “O número de colaboradores e fornecedores indiretos aumenta e a estratégia de negócio cresce exponencialmente e sem preocupação”, finaliza. Sobre a Dot a Dot A Dot a Dot nasceu com um propósito claro: transformar Telecom e TI em soluções simples, eficientes e estratégicas para empresas que exigem agilidade e alta performance. Fundada em 2021, está presente em 20 países da América Latina e atua em todos os estados brasileiros, por meio de 4 mil parceiros locais e 240 hubs globais Cloud Accelerated (POPs). Com atendimento centralizado, suporte trilíngue e modelo de contrato e faturamento unificados, a Dot a Dot oferece uma operação integrada, adaptada às necessidades de clientes que dependem de conectividade e infraestrutura confiável. A empresa se posiciona como uma parceira estratégica, comprometida com a redução de custos, excelência na entrega e crescimento sustentável. Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LILIAN DA CRUZ
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