Com mais de 500 unidades, Lavateria se consolida como uma das maiores franquias do Brasil

Leandro Silva, founder e CEO, revela que a cada 30 horas são expandidas novas operações da rede

FATOSIDEIAS COMUNICAçãO
26/05/2025 10h14 - Atualizado há 1 dia

Com mais de 500 unidades, Lavateria se consolida como uma das maiores franquias do Brasil
Divulgação
 

A Lavateria, rede de lavanderias autosserviço, se consolida como uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo recentes dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com um modelo de negócio enxuto e altamente automatizado, a Lavateria chega a 525 unidades em operação no Brasil e em Portugal, entre próprias e franqueadas, destacando-se como uma das maiores franquias do setor de lavanderias. 

 

A marca acompanha o movimento de expansão do segmento de limpeza e conservação, ampliando sua rede de unidades e conquistando cada vez mais clientes em busca de praticidade e economia. De acordo com a ABF, tal segmento registrou um aumento de 11,6% no quarto trimestre de 2024, o que resultou em um faturamento de R$ 2,1 bilhões no período. Dentro desse contexto, as lavanderias destacam-se como um nicho promissor. 

 

Fundada em 2016 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a Lavateria comemora os nove anos de operação com um faturamento de R$ 72 milhões em 2024 e cerca de 2.300.000 kg de roupas limpas por mês. A franquia oferece um modelo de lavanderia automática e inovador, focado em proporcionar agilidade aos clientes. 

 

Para Leandro Silva, CEO e founder, o resultado significativo da marca se deve ao trabalho árduo da equipe e o olhar perspicaz sobre uma tendência de consumo que tende a aumentar nos próximos anos. “Cada vez mais as pessoas buscam praticidade e economia, e o modelo de lavanderia self-service atende perfeitamente a essa demanda. Quando abrimos a primeira unidade, tínhamos o desafio de educar o público sobre esse formato de serviço, mas hoje, com a aceitação crescente, inauguramos uma nova unidade a cada 30 horas”, revela Leandro.

 

Com projeções positivas para os próximos anos, a marca continua expandindo sua presença em diversas cidades, consolidando-se como referência no setor de lavanderias self-service no Brasil. O faturamento da rede previsto para 2025 é de mais de R$ 90 milhões. 

 

“Diante desse cenário positivo, nossos planos para os próximos anos são ambiciosos: queremos aumentar nossa presença no mercado nacional e internacional. Acreditamos que o setor de lavanderias self-service ainda tem muito espaço para crescer no Brasil e no mundo, e estamos prontos para aproveitar essa oportunidade, oferecendo um serviço cada vez mais eficiente e acessível para a população", diz o empresário, cuja marca busca prospecção de investidores em Portugal, Espanha e França.

 

Olhar atento para oportunidades

 

O crescimento da rede reflete a mudança de hábitos dos brasileiros, que cada vez mais buscam soluções ágeis para o dia-a-dia. Segundo a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (ANEL), até 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial de lavanderias.

 

Esse dado reflete um panorama positivo para o setor de limpeza e conservação, especialmente para as franquias de lavanderias, indicando um mercado com demanda em expansão. “Quando decidi criar um novo negócio, queria algo que fosse inovador, funcional e que carregasse um nome marcante. Foi assim que nasceu a Lavateria: de um olhar atento para oportunidades e instinto aguçado para identificar tendências promissoras”, aponta o fundador. 

 

O aquecimento do mercado de lavanderias se reflete na expansão do negócio. A expectativa é que ao menos 150 novas unidades sejam inauguradas até o final de 2025. “Lavar roupas é algo cultural e geracional que vem se transformando, isso nos faz acreditar que nossos futuros consumidores ainda estão por vir”, destaca Leandro, apontando o potencial futuro dos consumidores. 

 

Seu conceito é baseado em unidades de autosserviço Fast, onde os consumidores podem lavar e secar suas roupas de forma rápida e eficiente, utilizando máquinas de última geração. “Em 2020 criamos o modelo Fast de autosserviço e tivemos um crescimento exponencial. Este é o foco da expansão desde então”, explica Leandro.

 

O modelo de negócio Fast é altamente replicável, o que facilita a expansão tanto no Brasil quanto no exterior, atraindo investidores que buscam uma operação simples, automatizada e com potencial de crescimento. 

 

Modelo de negócio focado em economia e sustentabilidade 

 

Um estudo realizado pela ANEEL e pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) revelou que a lavagem de roupas em lavanderias self-service acarretaria 21% de economia de energia elétrica e até 40% de redução no consumo de água. 

 

A Lavateria se destaca por oferecer um serviço prático, acessível e sustentável, atendendo desde casais e pessoas que moram sozinhas em apartamentos pequenos até famílias que buscam otimização de tempo e economia. 

 

O uso de máquinas modernas da Lavateria garante a economia adequada de água e energia. “Utilizamos produtos biodegradáveis que não poluem o meio ambiente e o nosso consumo de água é em torno de 1/3 de uma lavadora doméstica”, revela o CEO da marca.

 

De fato, o cálculo realizado pelo Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav) é de que famílias compostas por quatro pessoas consomem, em média, 5.4 mil litros de água com lavagem de roupas em casa. As famílias que optam por lavanderias self-service, por sua vez, gastam 2.1 mil litros de água por mês, uma redução de 40% no consumo hídrico. 

 

A escolha de uma lavanderia moderna pode gerar uma economia de 3.2 mil litros de água potável a cada mês, um resultado benéfico tanto para as contas mensais como para a sustentabilidade do planeta.   

 

Além da economia nas contas domésticas, ao contratar os serviços da Lavateria o cliente também reduz ou elimina os gastos com produtos de limpeza como amaciante e sabão em pó. A tecnologia das máquinas permite um consumo de produtos biodegradáveis adequado. “As lavadoras possuem dosadoras automáticas de insumos que são adicionados no momento certo da lavagem. A aceitação é boa, o passo a passo é simples e explicado no layout, o que permite que nossas unidades sejam frequentadas por pessoas de todas as faixas etárias”, diz Leandro. 

 

O processo completo de lavagem e secagem leva no máximo 1 hora e 15 ao custo de R$ 40 para higienizar e secar um cesto de roupas, um custo-benefício atrativo para quem busca conveniência. Esse modelo permite que os clientes utilizem os serviços de forma autônoma, proporcionando uma experiência prática e personalizada. 

 

Franquia completa e barata

 

O mercado de lavanderias self-service tem atraído investidores devido ao potencial de crescimento e aumento exponencial de demanda, tornando-se uma opção rentável para novos empreendedores. O segmento de franquias de limpeza e conservação, como um todo, tem apresentado crescimento consistente nos últimos anos, refletindo tendências globais e locais de comportamento consumidor, voltado para economia de tempo, recursos naturais e de dinheiro. 

 

O modelo Lavateria Fast investe constantemente em tecnologia, com equipamentos modernos que garantem eficiência, economia de água e energia, o que gera redução de custos operacionais. Além disso, a rede adota um modelo de franquia que oferece uma estrutura de alta escalabilidade, com nichos de clientes a cada bairro de cidades de grande e médio porte. 

 

“Atualmente, nossas unidades atendem centenas de clientes por mês, e a fidelização tem sido um dos nossos maiores diferenciais. Investimos em equipamentos modernos, sustentáveis, possuímos nossa fragrância exclusiva somada a um ambiente confortável para que os clientes tenham a melhor experiência possível”, salienta o fundador. 

 

Com investimento inicial a partir de R$ 157.950,00, (incluso taxa de franquia + capital de giro + instalação), e avaliado em 2 conjuntos de máquinas de 13kg de última geração, o franqueado pode dispensar a contratação de funcionários por se tratar de um modelo de negócio tecnológico com pagamento de serviços via celular. Nesse negócio é possível faturar em média R$ 37 mil por mês, com lucro líquido de R$ 11 mil, e prazo de retorno de 14 meses.

 

A franquia disponibiliza treinamento completo, suporte contínuo e marketing padronizado para seus franqueados, garantindo que a gestão dos investidores seja eficiente e bem-sucedida. Com o apoio da rede, a média de tempo estipulada para o alcance de ponto de equilíbrio é de 6 meses. 

 

Sobre a Lavateria 

Fundada em 2016 em São José do Rio Preto/ SP, a Lavateria é uma rede de franquias de lavanderias automáticas que se destaca pela inovação e praticidade no segmento de limpeza e conservação. A Lavateria traz o conceito de lavagem e secagem de roupas self-service, onde os clientes podem utilizar máquinas de última geração para limpeza de roupas. A empresa iniciou expansão pelo franchising em 2020 e, em 2024, se destacou entre as 50 maiores franquias do Brasil com mais de 500 unidades presentes no Brasil e em Portugal. O investimento inicial é de R$ 157.950,00, além de retorno previsto em 14 meses. https://lavateria.com/

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Fatos&Ideias Comunicação – [email protected]

Renata Brito – (17) 9 9107-4530 – [email protected]


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Renata Brito Rodrigues Lucas
[email protected]


Notícias Relacionadas »