Grupo Flexível promove sustentabilidade no setor calçadista

Poliol de Fontes Renováveis pode ser usado na produção de palmilhas, solas, entressolas e cepas  

EMILIA BERTOLLI PATRIZI
26/05/2025 14h14 - Atualizado há 2 meses

Grupo Flexível promove sustentabilidade no setor calçadista
Reprodução/Arquivo

O Grupo Flexível, um dos maiores fabricantes nacionais de tecnologias em poliuretano (PU), oferece para o mercado calçadista o poliol de fontes renováveis, que pode ser usado na produção de palmilhas, solas, entressolas e cepas.

Com o poliol de fontes renováveis a indústria calçadista tem uma matéria-prima capaz de proporcionar amortecimento e apoio aos pés e atender a demanda dos consumidores por produtos ecologicamente corretos e mais sustentáveis. De acordo com estudos elaborados por consultoria externa, este poliol reduz em até 90% a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera durante o seu processo de fabricação.  

A matéria-prima de fontes vegetais, atrelada a um sistema de poliuretano do Grupo Flexível, reduz o uso do poliol tradicional de base petroquímica e oferece alta performance, resistência e sistemas ajustados para diferentes densidades e propriedades. Os parâmetros físico-químicos podem ser personalizados para atender a necessidade da indústria calçadista.  

O poliol, que integra a composição das palmilhas, contém 64% de base de fonte renovável, e a palmilha final tem 41% de conteúdo renovável, segundo análise do laboratório norte-americano Beta Analytic. As palmilhas com o poliol de fontes renováveis são mais flexíveis, o que possibilita aumentar a absorção de impactos e a resistência a rasgos. Já para a produção das cepas, o Grupo Flexível desenvolve sistemas de PU focados na leveza e dureza, para proporcionar suporte e estabilidade ao calçado.  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EMILIA BERTOLLI PATRIZI
[email protected]


Notícias Relacionadas »