Jovens da Fundação CASA de Lins participam de atividade musical sobre Inezita Barroso

Ação foi promovida por meio de uma articulação com o polo do Guri

ASSESSORIA DE COMUNICAçãO DA FUNDAçãO CASA
23/05/2025 11h04 - Atualizado há 6 horas

Jovens da Fundação CASA de Lins participam de atividade musical sobre Inezita Barroso
FCASA/divulgação
Os jovens que cumprem medida na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) Rio Dourado, localizado em Lins, participaram recentemente de uma atividade musical sobre a cantora e atriz, Inezita Barroso.

A ação foi promovida pelo centro em parceria com o polo do Guri, por meio da supervisora de desenvolvimento social do Guri, Jaqueline Santana Alves, e do educador do Guri, Jamil Lemo Soares. O Guri é uma instituição, vinculada à Secretaria da Cultura, que ministra oficinas de música para os jovens em medida na Fundação CASA, dentro do eixo de arte e cultura.


Durante a atividade, os adolescentes, que estão se preparando para a realização do MUSICASA, festival de música da Fundação, aprenderam mais sobre a vida e obra de Inezita.

Considerada uma das principais expoentes femininas da música caipira, a cantora é muito conhecida por sua interpretação única da música “Moda da Pinga”, dos compositores, Ochelsis Laureano e Raul Torres. Ela também foi apresentadora do programa “Viola, Minha Viola” da TV Cultura, por 35 anos, de 1980 a 2015.

Além de conhecerem mais sobre a cantora, os jovens também assistiram à apresentação do violeiro e artesão, Levi Ramiro, que é natural da cidade de Uru, distante 70km de Lins. Durante sua apresentação, Ramiro tocou para os presentes algumas modas de viola, além de ensinar para os jovens as diferenças entre os principais ritmos da música caipira como o “cururu”, “batidão”, “vanerão”, “cipó-preto”, dentre outros.

De acordo com o diretor do CASA Rio Dourado, Cristiano Pires, a atividade encantou os adolescentes. “Foi uma tarde muito agradável e de muito envolvimento dos jovens, que ficaram maravilhados com a música do Ramiro e sua simplicidade em passar seus conhecimentos”, concluiu.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social.

Mais informações no site: fundacaocasa.sp.gov.br.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAUREEN MELLO NOTTOLINI RUIZ
[email protected]


Notícias Relacionadas »